Na Globo, Ilze Scamparini revela traição e ostentação nos bastidores do Conclave

A correspondente Ilze Scamparini revelou no Jornal Nacional detalhes do Conclave, que encerrou na última quinta-feira, 8 de maio, com o anúncio de Robert Francis Prevost como o Papa Leão XIV.

Ilze Scamparini
Ilze Scamparini fala sobre “fofocas” do Vaticano após Conclave consagrar novo Papa (Imagem: Reprodução / Globo)

A repórter expôs uma grande traição entre os cardeais da Igreja Católica. A sessão Fofocalizando dentro do JN começou com o cardeal italiano Pietro Parolin, então favorito para substituir Francisco (1936-2025).

Ilze Scamparini destacou que ao lado do papa eleito, ainda na sacada da Basílica de São Pedro, estava o ex-secretário de Estado do Vaticano, Parolin.

A eleição de Prevost se deu pela forte ajuda de Parolin, que teria sido traído pelos italianos. “[Ele] Teria convertido [seus votos] ao candidato americano, inclusive os votos dos cardeais brasileiros”, falou.

Ilze Scamparini compara Francisco e Leão XIV

Em sua reportagem no telejornal da Globo, a correspondente lembrou que Prevost seguiu os paramentos tradicionais da Igreja Católica, tal e qual Bento XVI e seus antecessores, diferente de Francisco.

A global deu mais informações sobre o novo Santo Padre após conversar com um cardeal: “Os cardeais encontraram outra explicação: Francisco falava com os lobos. Agora teremos um leão, que caçará os lobos”.

O jornalismo da Globo dedicou as últimas duas semanas para falar sobre os rumos da Igreja Católica após a morte de Francisco. Na quinta-feira, a eleição de Prevost rendeu recorde de audiência

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].