Miriam Leitão
Miriam Leitão desabafa sobre censura do governo Bolsonaro contra a arte (Imagem: Reprodução / Globo)

Miriam Leitão fez um desabafo durante sua participação no Bom Dia Brasil, da Globo, desta terça-feira (8), contra Jair Bolsonaro (PSL) e os órgãos do seu governo contra a arte no país. A jornalista citou a censura da Caixa Econômica, a mitologia grega, lembrou da ditadura no Brasil e dividiu opiniões na web.

Ao lado de Ana Paula Araújo e Chico Pinheiro, a comentarista mencionou o banco federal e seu presidente, Pedro Guimarães. “A Caixa Econômica estabeleceu censura prévia: tem pessoas que ficam acompanhando a posição política dos atores, dos diretores, para ver se pode apoiar essa peça ou esse espetáculo. E tudo pode ser assustador. O Pedro Guimarães diz que não pode ter posicionamento político”, afirmou.

Após a fala citada do presidente, Miriam citou Sófocles, escritor responsável por peças escritas 400 anos A.C, como um diálogo entre Édipo Rei e Creonte. A global também citou Shakeaspeare e argumentou: “Isso é muito assustador”.

“A arte nasce da liberdade. A cultura, a arte precisa refletir a pluralidade da sociedade. É um começo muito assustador para um governo, porque se isso se espalha, a gente não tem mais cultura, não tem arte, não tem liberdade. É assim que as liberdades morrem, é matando a arte”, desabafou.

“Falta luz para essas trevas que vão dominando tudo”, enfatizou Chico Pinheiro. “Você imagina, tem um produtor cultural que vai se perguntar: ‘será que eu posso colocar isso, será que eu posso incluir esse diálogo ou essa situação?’. Ai começa a autocensura”, explicou Leitão.

A escritora lembrou que a censura de Bolsonaro tem como foco as produções com temática LGBTQ+. “Imagina se a gente pode fazer uma arte apenas com pessoas heterossexuais. As relações homo afetivas estão na sociedade. O nome disso é censura! Não é filtro, não é cuidado, não é defesa da família. O nome disso é censura. A gente já viveu isso na ditadura no Brasil. Foi horrível”, destacou.

Confira a repercussão na web:

🔵Boletim RD1 💥 Notícias dos Famosos