Nelson Piquet se tornou o principal alvo do mundo da Fórmula 1 na manhã desta terça-feira (28). O ex-piloto foi condenado por equipes como Mercedes e Ferrari, pela própria Fórmula 1 e pela FIA por sua fala racista contra Lewis Hamilton.
VEJA ESSA
No ano passado, em entrevista ao canal Motorsport Talk, no YouTube, Piquet repercutiu um dos principais duelos entre Max Verstappen e Hamilton.
No GP de Silverstone do mesmo ano, após seis curvas de briga intensa, os pilotos se encontraram na pista e provocou um acidente fortíssimo do holandês.
O britânico foi punido, mas ainda assim venceu a corrida. Piquet usou uma palavra de cunho racista na conversa:
“O neguinho [Lewis Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. O Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro [Verstappen] se fodeu. Fez uma puta sacanagem”.
Hamilton confronta Nelson Piquet em rede social
A fala dita em novembro do ano passado ganhou a atenção de todos apenas agora. Por meio da sua conta no Twitter, Hamilton reagiu em português: “Vamos focar em mudar a mentalidade”.
“É mais do que linguagem. Essas mentalidades arcaicas precisam mudar e não têm lugar no nosso esporte. Fui cercado por essas atitudes e alvo de minha vida toda. Houve muito tempo para aprender. Chegou a hora da ação”, defendeu.
Em nota, a Fórmula 1 informou: “Falas discriminatória e racista são inaceitáveis e não podem ter espaço na sociedade. Lewis é um incrível embaixador do nosso esporte e merece respeito. O esforço incansável dele para aumentar a diversidade e a inclusão é uma lição para muito e algo com que estamos comprometidos”.
“Condenamos veementemente qualquer uso de falas racistas e discriminatórias. Lewis tem liderado os esforços para combater o racismo no nosso esporte e é um verdadeiro campeão de diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos o desejo de um esporte diverso e inclusivo e esse incidente ressalta a importância fundamental de continuarmos nos esforçando para um futuro melhor”, expôs a Mercedes. A Ferrari concordou com a equipe adversária.
Confira a repercussão na web:
Imagine https://t.co/jzRsAI2uuA
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
It’s more than language. These archaic mindsets need to change and have no place in our sport. I’ve been surrounded by these attitudes and targeted my whole life. There has been plenty of time to learn. Time has come for action.
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
Vamos focar em mudar a mentalidade
— Lewis Hamilton (@LewisHamilton) June 28, 2022
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) June 28, 2022
The FIA strongly condemns any racist or discriminatory language and behaviour, which have no place in sport or wider society. We express our solidarity with @LewisHamilton and fully support his commitment to equality, diversity and inclusion in motor sport.
— FIA (@fia) June 28, 2022
We stand alongside @F1, @LewisHamilton and @MercedesAMGF1 against any form of discrimination. https://t.co/UzKK6rhfae
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) June 28, 2022
— Formula 1 (@F1) June 28, 2022
Lewis Hamilton é gigante! https://t.co/Rl2lIyWBfG
— Sérgio Utsch (@utsch) June 28, 2022
Para a galera de fora do Brasil: No GP do Brasil do ano passado, Lewis Hamilton representou mais o Brasil do que Nelson Piquet sempre representou e representará.
— Rafael⁴⁴ ¹⁶??? DRUGO LÍDER? (@gasvett_15) June 28, 2022
Lewis Hamilton teve que se provar a carreira inteira. O homem é heptacampeão, quebrou incontáveis recordes e ainda é questionado. Não se trata de esporte, se trata disso que ele precisou enfrentar a vida inteira. Tem nome e é crime: racismo.
— Drika Evarini (@drikaaevarini) June 28, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].