Nem Globo, nem Record! Saiba qual o 1º canal do Brasil a noticiar morte do papa Francisco

Enquanto muitos brasileiros ainda dormiam na madrugada desta segunda-feira (21), o SBT saiu na frente e foi o primeiro canal da TV aberta a noticiar a morte do papa Francisco (1936–2025).

Papa Francisco
Papa Francisco morreu na madrugada desta segunda-feira (21) (Imagem: Reprodução / Globo)

A informação foi dada por Darlisson Dutra, no SBT News Manhã, às 5h12, superando até mesmo a Globo e a Record.

“São 5h12, nós temos uma notícia urgente e impactante, confirmada agora há pouco: morreu aos 88 anos o papa Francisco. O anúncio foi feito agora há pouco no Vaticano. Nós estamos apurando mais informações”, disse Dutra, antes de ler ao vivo o comunicado oficial divulgado pelo Vaticano.

Globo reagiu rápido, mas ficou para trás

A Globo, que já exibia o Hora Um naquele momento, foi a segunda emissora a informar o falecimento do pontífice, um minuto depois, às 5h13. O apresentador Marcelo Pereira interrompeu a previsão do tempo, feita por Tiago Scheuer, para dar o anúncio ao público.

“Uma notícia acabou de chegar aqui para nós, muito triste, está até no G1: morreu o papa Francisco, de hábitos simples, que lutou para mudar a Igreja [Católica]. Foi o primeiro pontífice latino-americano e deixou um legado de tolerância e diálogo, promoveu reformas importantes, acolheu minorias e priorizou os pobres”, destacou Marcelo, com tom de pesar.

A emissora optou por não utilizar a tradicional vinheta de plantão, que costuma anteceder grandes acontecimentos, possivelmente por já estar com um telejornal no ar — o que não é incomum em casos que ocorrem durante a madrugada.

A Band foi a terceira emissora a entrar na cobertura, informando o falecimento às 5h25. Já a Record iniciou sua cobertura apenas às 6h, quando o Fala Brasil entrou no ar.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]