O dia que Silvio Santos fez o SBT passar meio jogo por causa de Ratinho
Silvio Santos (1930-2024) sempre promoveu mudanças na programação do SBT, quase sempre sem aviso prévio, mas certa vez o apresentador provocou um dia de caos para a própria emissora envolvendo futebol.
Em 1998, o Palmeiras recebeu a Universidad do Chile no antigo Parque Antártica, hoje Allianz Parque. Foi numa terça-feira, 13 de outubro. Era o último compromisso do Versão no Grupo B da Copa Mercosul.
Na programação do SBT, a partida era na sequência do Programa do Ratinho, que era a maior alegria da emissora nas noites de segunda a sexta, com vitórias consecutivas em cima da Globo.
Ratinho estava há um mês no SBT e o desejo do público em acompanhá-lo despertou uma reação inédita de Silvio Santos. “Não coloca o futebol!”, exigiu. O relato é do jornalista Antônio Pétrin ao UOL.
Silvio Santos manda e SBT obedece
A direção do SBT atendeu o pedido do dono e não exibiu o primeiro tempo do confronto. A partida na TV começou ao longo do segundo tempo. Osmar de Oliveira era o narrador e Pétrin o comentarista.
O único gol não foi exibido ao vivo. Almir, do Palmeiras, fez o gol aos 14 minutos do 2º tempo. “Osmar de Oliveira teve que falar: ‘Pois é, estamos aqui no Parque Antártica, por enquanto Palmeiras 1, Universidad Católica 0. Vamos agora para a sequência no segundo tempo, veja aí como é que foi o gol'”, recordou.
Silvio Santos morreu no último sábado (17), aos 93 anos, após quase três semanas internado no Hospital Albert Einstein. O apresentador foi enterrado no domingo (18), numa cerimônia judaica restrita aos familiares e amigos próximos.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].