O que é “tabaréu”, palavra que José Inocêncio usou para definir João Pedro em Renascer

Renascer
Renascer está em nova fase desde ontem (5) (Imagem: Divulgação / Globo)

A segunda fase de Renascer, da Globo, começou com tudo nesta segunda-feira (5). Um dos momentos que mais chamou a atenção foi quando José Inocêncio (Marcos Palmeira) definiu o seu filho mais novo, João Pedro (Juan Paiva), de “tabaréu”.

O termo é muito utilizado na Bahia e com significado pouco conhecido pelo restante do país. Mas, afinal, o que quer dizer uma pessoa tabaréu?

No estado nordestino, a palavra é utilizada para se referir a uma pessoa ingênua ou inexperiente. Também é apontada para definir um “caipira” ou ainda alguém tímido.

Na história de Bruno Luperi, que tem garantido ótima audiência para a Globo, José Inocêncio conversava com Deocleciano (Jackson Antunes) e afirmou que “não é tabaréu” igual o seu caçula, João Pedro.

Dos quatro filhos do protagonista, cabe ressltar, o jovem foi o único que não passou parte da sua vida em Salvador. Ele não teve a mesma oportunidade que os outros tiveram de estudar em colégios importantes na Bahia.

Outra palavra utilizada em Renascer

Na semana passada, o público de Renascer tomou conhecimento de outra palavra: cabruca. O termo causou curiosidade após ser mencionado na novela.

A palavra tem relação com o cacau. A produção das 21h da Globo, cabe ressaltar, gira em torno do plantio de cacau no sul da Bahia.

“Cabruca” deriva do verbo “brocar”, ou seja, fazer buracos na mata para plantar o cacau.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]