Isabela Tibcherani, filha de Paulo Cupertino, usou as redes sociais para se pronunciar pela primeira vez após a condenação do pai a 98 anos de prisão em regime fechado.

Cupertino foi considerado culpado pelo assassinato de Rafael Miguel, ator do SBT, e dos pais dele, Miriam e João Miguel, crime que ocorreu em 2019, em São Paulo.
Em vídeo publicado nos stories do Instagram, Isabela afirmou: “A Justiça foi feita”. Ela, que tinha 18 anos na época do crime, era namorada de Rafael Miguel e foi testemunha direta do assassinato, que aconteceu em frente à casa onde morava.
Segundo o Ministério Público, Cupertino matou o ator e os pais dele com 13 tiros, motivado pela não aceitação do relacionamento entre o jovem e sua filha.
“Eu não sei se é o momento certo pra aparecer aqui ou não. Não sei se eu deveria falar, mas estou sentindo no meu coração que sim, de alguma forma”, iniciou Isabela.
Ela agradeceu às mensagens de apoio recebidas ao longo dos últimos anos e desabafou sobre o alívio com a decisão judicial: “Perante todo esse tempo que a gente esperou pra ter um desfecho aceitável… essas pessoas estavam na torcida, desejando o melhor, desejando a Justiça”.
Filha de Paulo Cupertino fala sobre dificuldade
Isabela também falou sobre o peso de ser associada a Cupertino. Desde o crime, ela deixou de usar o sobrenome do pai: “Ser associada a uma pessoa que fez algo tão ruim acaba gerando esse tipo de desconforto… mas não, eu sou completamente diferente dessa pessoa”.
Ela afirmou que sempre esteve à disposição da Justiça e que, apesar do julgamento alheio, conseguiu construir novos ciclos em sua vida: “Hoje eu posso dizer que construí ciclos maravilhosos com pessoas que me amam genuinamente… Eu consegui, de fato, construir uma vida para mim”.
A jovem, hoje com 24 anos, disse ainda que o tempo longe das redes sociais foi importante para sua saúde mental: “Viver minha vida em off foi a melhor coisa que eu poderia fazer pra mim”.
Ela classificou o momento atual como a possibilidade de “virar uma página”: “Hoje, quase seis anos depois, de um dos piores — senão o pior — dia da minha vida, consigo me enxergar como uma pessoa forte. Foi o que me disseram por muito tempo e eu não acreditei, mas hoje eu me acho uma pessoa muito forte”.
A sentença do assassino de Rafael Miguel
A sentença de Paulo Cupertino foi dada na última sexta-feira (30) após dois dias de julgamento no Fórum Criminal da Barra Funda, em São Paulo.
O juiz Antonio Carlos Pontes de Souza, da 1ª Vara do Júri da Capital, anunciou a condenação por triplo homicídio qualificado, com agravantes como motivo torpe e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas. A leitura da sentença ocorreu sem a presença do réu, que está preso desde 2022 e agora terá que recorrer da decisão sob custódia.
Na decisão, o juiz ressaltou que o crime foi cometido na presença da filha de Cupertino e agravado pela fuga do autor após o homicídio. Os outros dois acusados no processo foram absolvidos.

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]