A nova grade de programação do SBT está prestes a ser oficializada, e a expectativa gira em torno das decisões finais de Daniela Beyruti, presidente da emissora.
De acordo com informações do colunista José Armando Vanucci, a executiva deve bater o martelo até a tarde desta sexta-feira (25), com previsão de anúncio para segunda (28).
Embora os detalhes completos ainda estejam sob sigilo, já é possível identificar três decisões estratégicas que marcam o novo momento da emissora de Silvio Santos.
O colunista reforçou que, durante a gravação do Troféu Imprensa, Daniela e o diretor artístico Mauro Lissoni circularam pelos bastidores e reforçaram, ainda que discretamente, o novo foco da empresa.
As conversas com jurados e convidados ajudaram a traçar o que deve mudar no canal: ajustes de horário para acompanhar a movimentação dos concorrentes, o retorno de programas clássicos e o resgate do público infantil.
Ajustes de grade para enfrentar a concorrência
O novo desenho da programação aposta em pequenas mudanças estratégicas nos horários dos programas. A intenção é aproveitar melhor as chamadas “viradas de público”, ou seja, os momentos em que a audiência migra entre canais.
Segundo fontes próximas à direção do SBT, essa movimentação busca reverter a perda de audiência para Record e Globo, principalmente em faixas críticas da noite.
Casos de Família vai voltar – com Christina Rocha
Um dos momentos mais comentados nos bastidores do Troféu Imprensa foi o retorno do programa Casos de Família. Durante uma brincadeira entre os jurados, Patrícia Abravanel perguntou à irmã se a atração voltaria, e Daniela respondeu com um sinal de positivo. Quando questionada se o retorno seria com Christina Rocha, a resposta foi mais um sinal afirmativo.
Programação infantil deve voltar à TV aberta
Em outro ponto revelado nos bastidores, Daniela mostrou entusiasmo ao falar sobre um projeto de programação infantil, não apenas para o streaming (+SBT), mas diretamente para a TV aberta.
Embora ela não tenha dado detalhes, fontes indicam que esse é um dos principais desejos da presidência: retomar o vínculo afetivo com o público infantil, que sempre foi uma marca registrada da emissora.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]