Órgão do Governo Bolsonaro atende denúncia e toma atitude contra Esmeralda, do SBT

SBT
Esmeralda virou alvo de atitude do Ministério da Justiça (Imagem: Reprodução / SBT)

O Ministério da Justiça tem atuado de forma ferrenha contra produções da TV aberta e do streaming para cumprir a lei que envolve as classificações indicativas. O alvo da vez foi a reprise de Esmeralda, que estreou na semana passada na grade do SBT.

O folhetim vinha sendo levado ao ar com a indicação de classificação “livre”, mas isso terá que ser alterado. O órgão do governo Bolsonaro garantiu que recebeu “denúncia de cidadão” solicitando a revisão da classificação indicativa da trama e fez uma análise no conteúdo.

O MJ ressaltou em decisão, divulgada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial, que Esmeralda tem um “conteúdo violento moderado, com destaque para as tendências de assédio sexual, estigma ou preconceito e consumo de droga lícita, com atenuantes”. Por isso, ela não deve ser “recomendado para menores de 12 (doze) anos”.

Veja Também

Além disso, o órgão recomenda que a exibição da trama do SBT na TV aberta seja a partir das 20h, o que não acontece atualmente. O enredo, cabe lembrar, é levado ao ar diariamente por volta das 13h.

No texto, o MJ ressaltou que, no dia 5 de outubro de 2004, quando a obra estava em sua primeira exibição na TV, foi classificada como “livre” por causa da política pública da época.

Humor brasileiro na tela

Além da aguardada Maldivas, a Netflix estreia neste mês outras duas produções brasileiras, ambas de humor. Em uma delas, o comediante Yuri Marçal protagoniza um especial em que fala sobre família, raça, religião e conta os detalhes de uma treta online. A empresa ainda lança um novo especial de stand-up de Bruna Louise.

Participações especiais

No episódio desta quarta-feira (25) de Bem Juntinhos, no GNT, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert recebem a atriz e influenciadora Kéfera, o psicanalista Lucas Liedke e o pesquisador e doutor em ciência da computação Silvio Meira. O grupo vai conversar sobre redes sociais, como elas afetam o comportamento e desejos nas pessoas e se usamos ou estamos sendo usados por elas.

Divulgação forte

A Globo está fazendo tudo o que é possível para divulgar Cara e Coragem, novela das 19h que estreia no dia 30. O elenco tem participado de quase todos os programas da emissora, que até criou uma sessão de filmes especial – que será exibida hoje – e debateu a temática dos dublês no Profissão Repórter. A aposta pela trama é grande.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Curto-Circuito, por Luiz Fábio Almeida
A coluna Curto-Circuito é assinada por Luiz Fábio Almeida, editor-assistente do RD1, e reúne, de terça a sábado, no início da tarde, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV. O colunista pode ser encontrado pelo luizfabio@rd1.com.br
Veja mais ›