Otaviano Costa se manifestou sobre o caso PC Siqueira e mandou um recado para os influenciadores que atacaram indiretamente o youtuber, que sofreu uma grave acusação na web após o vazamento de uma suposta conversa. A polêmica virou alvo de investigação da polícia.
VEJA ESSA
“Esse lance do PC Siqueira (não o conheço pessoalmente), mais uma vez expõe algo muito frágil sobre a rede e seus influenciadores. É quase como um jornalismo irresponsável, que faz a notícia antes de apurar o fato”, criticou o apresentador no Twitter.
O ex-contratado da Globo questionou a responsabilidade dos influencers na propagação da polêmica que ainda não foi apurada. “Quero dizer: há uma suspeita de algo e o tal algo já é tratado como ‘hipótese’, ‘possibilidade’, ‘se for verdade’, tão danosos quanto a verdade do fato ou a comunicação da notícia. Ou seja, ao meu ver, qual a responsabilidade do influenciador?”, questionou.
“Assim como no bom jornalismo, o de apurar e esperar, antes de qualquer emissão de ‘opinião’, mesmo que perca o ‘timing’ da opinião/posicionamento”, argumentou Otaviano, que detonou o que definiu como “sede incontrolável pelo ‘deixa eu dizer o que penso'”. “… Mesmo que o texto seja ainda sob a égide da ‘hipótese’, que aos olhos maldosos, já se torna acusatória e expõe o terceiro a prévio e injusto cancelamento”, encerrou.
Horas antes, Felipe Neto foi um dos que seguiu o caminho reprovado por Otaviano. O famoso disse que “se for confirmado como verdadeiro, isso é caso de polícia… É algo que vai muito além dessa bolha de cancelamento do Twitter. Se for verdadeiro, é caso de prisão”, apontou.
Confira:
Esse lance do PC SIQUEIRA (não o conheço pessoalmente), mais uma vez expõrs algo muito frágil sobre a rede e seus influenciadores. É quase como um jornalismo irresponsável, que faz a noticia antes de apurar o fato. Quero dizer: há uma suspeita de algo e o tal algo já é tratado(1)
— OTAVIANO (@otaviano) June 11, 2020
como “hipótese”, “possibilidade”, “se for verdade”, tão danosos qto a verdade do fato ou a comunicação da notícia. Ou seja, ao meu ver, qual a responsabilidade do influenciador? Assim como no bom jornalismo, o de apurar e esperar, antes de qquer emissão de “opinião, mesmo q (2)
— OTAVIANO (@otaviano) June 11, 2020
perca o “timing” da opinião/posicionamento. É uma sede incontrolável pelo “deixa eu dizer o q penso”, antes de pensar sobre q diz, mesmo q o texto seja ainda sob a égide da “hipótese”, q aos olhos maldosos, já se torna acusatória e expõe o terceiro a prévio e injusto cancelamento
— OTAVIANO (@otaviano) June 11, 2020
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].