Pandemia impulsionou audiência da TV em 2020, garante estudo

Audiência da TV
Lilia Cabral (Griselda) em Fina Estampa; novela estava no ar em 24 de março de 2020, quando a TV atingiu o melhor desempenho do ano no quesito audiência (Imagem: Reprodução / Globo)

A pandemia de Covid-19 obrigou (quase) todo mundo a ficar em casa. Com isso, a audiência da TV cresceu consideravelmente. Um estudo da Kantar Ibope, divulgado pela jornalista Cristina Padiglione, atesta a ampliação da plateia e o aumento do tempo diante dos aparelhos de televisão.

De acordo com o estudo, mais de 204 milhões de brasileiros assistiram TV em 2020. Foram cerca de 7h09 de consumo diário – 37 minutos a mais que a média de 2019; maior tempo em cinco anos. 2020 também registrou 38 das 50 maiores audiências dos últimos cinco anos.

O pico se deu em 24 de março, com índice 23% acima da média anual de 18,25%. Número superior ao dos jogos da Copa do Mundo de 2018, da cobertura da greve dos caminhoneiros em 2017 e da abertura Jogos Olímpicos de 2016.

Na ocasião, os telejornais anunciavam o fechamento do comércio em todas as capitais do país, o adiamento da Olimpíada de Tóquio e a notificação da OMS sobre os Estados Unidos como epicentro da pandemia.

Avenida Brasil (2012), então cartaz do Vale a Pena Ver de Novo, atingiu seu melhor número até então: 23,2. Recorde também para a novela das seis, Éramos Seis (26,8), e da edição especial de Fina Estampa (37,1) – escalada para cobrir a vaga da inédita Amor de Mãe.

O noticiário sobre o movimento Black Lives Matter e as eleições norte-americanas impulsionaram os canais de notícias da TV paga. “Em média, as pessoas passaram 30% a mais de tempo assistindo a canais de notícias em 2020”, garante Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar Ibope.

Cabe salientar também o desempenho dos streamings. A média do ano foi de cerca de 1h49 de consumo por dia.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›