Pantanal estreia em alta na Globo, supera Um Lugar ao Sol e lidera em todo país

Pantanal

Irandhir Santos (Joventino) no primeiro capítulo de Pantanal; novela estreia em alta na programação da Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

O remake de Pantanal estreou na noite da última segunda-feira (28) e causou uma reação positiva na audiência da Globo. Em várias das regiões aferidas pelo Ibope, a nova novela das 21h superou a crise deixada por Um Lugar ao Sol com ampla vantagem.

No ar das 21h17 às 22h47, Pantanal registrou 28,3 pontos de média em São Paulo, 31,4 pontos de pico e 42% de share (número de televisores ligados), ante 8,4 pontos da Record, 7,1 do SBT, 2,6 da Band e 0,5 da RedeTV!.

Na média, um número 3 pontos maior na comparação com a estreia de Um Lugar ao Sol, que obteve apenas 25 pontos em novembro do ano passado.

A história começou com Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes) com suas comitivas, até o primeiro encontro com o Pantanal. Ao mesmo tempo, Maria Marruá (Juliana Paes) e sua família enfrentam uma batalha por terras na região do Paraná.

Pantanal supera estreia de Um Lugar ao Sol

O primeiro capítulo, no entanto, ficou atrás de todas as antecessoras de 2011 para cá: Insensato Coração (36), Fina Estampa (41), Avenida Brasil (37), Salve Jorge (35), Amor à Vida (35), Em Família (33), Império (32), Babilônia (33), A Regra do Jogo (31), Velho Chico (35) e A Lei do Amor (31).

Na sequência, A Força do Querer (33), O Outro Lado do Paraíso (35), Segundo Sol (35), O Sétimo Guardião (33), A Dona do Pedaço (33), Amor de Mãe (35), e as reprises de Fina Estampa (35), A Força do Querer (31) e Império (29).

Audiência da estreia de Pantanal em todo país

Além da média de 28 pontos no arredondado em São Paulo, a novela protagonizada por Irandhir Santos, Renato Góes e Juliana Paes fechou a sua primeira noite com 32 pontos no Rio de Janeiro, 30 pontos em Belo Horizonte e 29 pontos em Porto Alegre.

Além de 25 pontos em Salvador, 28 pontos no Recife, 27 pontos em Brasília, 25 pontos em Goiânia, 31 pontos em Belém, 23 pontos em Vitória e 32 pontos em Manaus. Em todos as regiões, a Globo não deu chance para Record ou SBT.

Os dados são consolidados pelo Ibope.

Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].