O capítulo de Pantanal da última sexta-feira (16) rendeu um sermão histórico de Zuleica (Aline Borges) em Renato (Gabriel Santana). A amante de Tenório (Murilo Benício) descobriu que o herdeiro cometeu assédio sexual contra a empregada Zefa (Paula Barbosa).
VEJA ESSA
Zefa foi embora da fazenda de Tenório assim que ouviu o vilão encomendar a morte de José Leôncio (Marcos Palmeira) para Solano (Rafael Sieg). A namorada de Tadeu (José Loreto) correu para a fazenda dos Leôncio e contou toda a verdade.
Antes disso, a empregada foi assediada por Renato. Quando Zuleica soube por Guta (Julia Dalavia) que o filho havia cometido o crime, sua primeira reação foi tirar satisfação com o herdeiro.
“Se estivesse numa boa ela não teria ido embora, Renato”, desabafou Zuleica. “Eu só fiz um carinho nela, mãe”, rebateu o projeto de pistoleiro. “Um carinho. Só um carinho. Foi só um elogio, uma olhada indiscreta, um comentário sobre a bunda. É isso?”, questionou ela.
“Não viaja, mãe”, ironizou o filho de Tenório. “Você sabe como foi comigo? Você sabia que isso que você fez é assédio sexual? Você tem noção de que isso é crime? Isso dá cadeia! Isso pode destruir a vida de vocês!”, argumentou Zuleica, que foi estuprada pelo pai de Marcelo (Lucas Leto) na juventude.
“Assédio, mãe? Não. Calma, calma. Não foi assédio”, afirmou Renato. “Assédio, sim! Meu Deus. Você não tem ideia do desgosto que eu sinto de pensar que um filho meu fez uma mulher passar pelos mesmos horrores que um dia eu passei”, lamentou a mãe.
Zuleica faz discurso para Renato em cena de Pantanal
“Calma, mãe. Deixa eu falar”, pediu Renato, que não foi ouvido pela matriarca da família. Irritada com a atitude criminosa do filho, Zuleica cobrou do filho uma postura de homem honrado:
“Fica quieto. Chega. Cala a boca. Fica quieto e me escuta para eu não ter que repetir nunca mais o que eu vou te dizer: não interessa se parecia que ela estava te dando mole. Não interessa a roupa que ela estava usando. Se uma mulher, ou qualquer pessoa, te disser não… É não! Não é não!”.
Depois do discurso, Zuleica exigiu que Renato repetisse a fala. “Não é não”, reforçou ele. “Eu não sei em que momento da vida você entendeu o contrário disso, mas esse erro filho meu não repete. Se acontecer uma próxima vez, Renato, eu mesma te denuncio”, prometeu ela.
Confira:
“Não é NÃO!” ✋🏻🤚🏻
Zuleica dá lição de moral em Renato, que assediou sexualmente Zefa.
A cena traz lucidez sobre a prática do assédio sexual com mulheres que é crime e dá cadeia. #Pantanal
🎥 Globo pic.twitter.com/0B5awavo8b
— Site RD1 (@rd1oficial) September 17, 2022
Ver essa foto no Instagram
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].