A Globo reviveu uma tática muito usada na década de 1990 no final do terceiro capítulo de Pantanal na última quarta-feira (30). A emissora líder resgatou as clássicas “cenas dos próximos capítulos” de olho em mais público para a nova novela das 21h.
VEJA ESSA
Dos anos 1970 até o fim dos anos 1990, o canal da família Marinho adotou uma fórmula que deu ainda mais relevância para as novelas, definida nos bastidores como pistas e informações preciosas do capítulo seguinte, logo após o último intervalo comercial dos folhetins.
No penúltimo bloco, ao invés do “estamos apresentando”, o aviso: “A seguir, cenas do próximo capítulo”. Com o sucesso da estratégia, as concorrentes copiaram o modelo e o saldo também foi positivo.
Assim como quase tudo na TV, o público se cansou e a Globo adaptou o suspense das cenas dos próximos capítulos, até que tirou definitivamente do ar. Ontem, o canal líder de audiência adotou a tática no final do capítulo, e tudo pela audiência.
Pantanal estreia com excelente audiência
No ar das 21h17 às 22h47 da última segunda-feira, 28 de março, Pantanal registrou 28,3 pontos de média em São Paulo, 31,4 pontos de pico e 42% de share (número de televisores ligados).
Além da média de 28 pontos em São Paulo, a novela protagonizada por Irandhir Santos, Renato Góes e Juliana Paes terminou a sua primeira noite com 32 pontos de média no Rio de Janeiro, assim como em Manaus.
Logo atrás, 31 pontos em Belém, 30 pontos em Belo Horizonte, 29 pontos em Porto Alegre, 28 pontos no Recife, 27 pontos em Brasília, 25 pontos em Goiânia e Salvador e 23 pontos em Vitória.
A história escrita por Benedito Ruy Barbosa e adaptada por Bruno Luperi começou com Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes) com suas comitivas, até o primeiro encontro com o Pantanal.
Ao mesmo tempo, Maria Marruá (Juliana Paes) e sua família enfrentaram uma batalha por terras na região do Paraná.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].