Um personagem que promete ainda causar muita repercussão no remake de Renascer é o pastor Lívio, interpretado por Breno da Matta.
O religioso foi escolhido por Bruno Luperi para defender a reforma agrária na trama das nove, assunto que, aliás, é um ponto delicado na bancada evangélica no Congresso Nacional.
O autor até mudou um detalhe no enredo do personagem. Isso porque, na versão original, exibida em 1993, na Globo, o papel era de um padre.
A pauta que ele aborda, porém, não foi deixada de lado. Em conversa com José Inocêncio (Marcos Palmeira) recentemente, o líder religioso se mostrou contra ao reforçar que acredita que a reforma agrária não se trata apenas de distribuição de terra.
Pastor de Renascer é comparado com personagem de outra novela
“É também sobre soberania alimentar. Sobre combater desigualdades. Sobre dar liberdade para esse povo decidir sobre o próprio destino“, disparou.
O típico também foi abordado em O Rei do Gado, de 1996, através do senador Caxias (Marcos Vereza). Benedito Ruy Barbosa trouxe em seu texto um apoio ao MST (Movimento dos Sem-Terra), durante um período em que o contexto sócio-político estava adverso, já que Fernando Henrique Cardoso protagonizou um verdadeiro embate com os trabalhadores.
No folhetim, apesar de não ter um partido revelado, o senador se aproximava muito do PT. Alguns parlamentares chegaram a participar da novela, entre eles Benedita da Silva e Eduardo Suplicy.
Guinho Santos é formado em Jornalismo e escreve sobre o universo das celebridades há dez anos. Reality show, bastidores da TV e novelas também são seus pontos fortes. Além disso, possui experiência como Social Media e apresentador. Seu canal na web é através do Instagram @guinhosantos__.