Pedro Cardoso lembra fase na Globo e fala de fascismo no Brasil

Pedro Cardoso
Pedro Cardoso falou sobre Agostinho Carrara e trabalho na Globo (Imagem: Reprodução / Instagram)

Pedro Cardoso concedeu uma entrevista sobre a sua visão sobre a política atual. Morando em Portugal, mas trabalhando no Brasil, o ex-ator da Globo falou em fascismo no país, lembrou sua fase na emissora carioca e citou Agostinho Carrara, personagem que marcou sua carreira.

Recentemente, Pedro lançou o livro “Pedro Cardoso Eu#Mesmo – Em Busca de um Diálogo Contra o Fascismo Brasileiro”. Em entrevista à revista IstoÉ, questionado sobre o ideal político no Brasil, o famoso respondeu: “Não sei ao certo. O livro é justamente uma interrogação a respeito disso. E vi com grande susto a revelação do projeto messiânico que levou ao poder Jair Messias”.

O artista viu com espanto o resultado das eleições. “Nunca imaginei que o Brasil tivesse, vamos dizer, no seu subterrâneo, uma possibilidade fascista tão evidente, compreendendo por fascismo aquele movimento que tem por desejo eliminar qualquer diferença, ou seja, um movimento que só admite a si mesmo como portador da verdade”, declarou.

O ator apontou o que para ele são os indícios do fascismo no país. “O desejo de eliminação do divergente. O Jair é um acidente, ele não é o criador desse movimento. Ele é o acidente histórico, a pessoa que estava ali, que, por suas características pessoais, era adequada a ser a face desse movimento fascista. Mas ele está longe de ser o teórico, o criador desse movimento, ele não tem nem capacidade intelectual para nada disso”, argumentou.

“Não é ele que me preocupa. O fundamental não é o líder, é o fascismo que está dentro da sociedade, dentro das relações sociais”, ressaltou o ex-global, que lembrou da sua carreira na TV. Hoje, Pedro Cardoso vive do teatro. “Não tenho nenhum emprego. Trabalhei na Globo 35 anos. Vivo hoje como qualquer artista brasileiro vive: da bilheteria do teatro. Aqui eu tenho um patrocínio, sem Lei Rouanet, de 50 mil reais da Porto Seguro. É um valor modesto, mas é muito útil. Não me queixo”, garantiu.

Sua saída da TV mudou seu modo de vida. “Vivo com muito menos dinheiro do que quando tinha emprego na televisão, o que é natural também. Não é nada injusto. É algo que faz parte da vida. Durante muito tempo tive um emprego ótimo, mas já não tenho, não é uma coisa que aconteceu só comigo”, observou.

Em seguida, Cardoso destacou os motivos pelo qual adorava a TV. “Gostava de trabalhar em televisão por duas razões: pelo fantástico poder de comunicação que ela tem – A Grande Família era assistida por 60 milhões de pessoas. E adorava o dinheiro que ganhava. Num mundo injusto ganhar dinheiro liberta você um pouco da injustiça”, apontou.

Personagem de maior sucesso na sua carreira, Agostinho Carrara foi cotado para um jogo de vídeo game, o GTA 6. “Para mim é motivo de muito orgulho e alegria esse personagem ter essa permanência no imaginário popular”, comemorou. “Acho que se deve ao fato dele ser uma das possíveis encarnações de um arquétipo brasileiro muito bem escrito por Mario de Andrade. Ele é um Macunaíma. Disse isso algumas vezes: é um herói sem caráter que pode assumir muitas características, até, possivelmente, a do jogo GTA 6, que não conheço”, lembrou.

“Acho que o brasileiro se identifica com esse turbilhão existencial do Agostinho. Como uma pessoa resolve sua vida econômica no Brasil? Não conheço ninguém que tenha uma resposta pacífica para isso. Ou você está atrelado a um grande negócio ou você vai passar muita dificuldade”, finalizou.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.