Pega Pega reforça mensagem antirracismo com ação inédita

Pega Pega
David Junior (Dom) em Pega Pega; Globo veicula mensagem antirracismo no encerramento de edição especial das 19h (Imagem: Reprodução / Globo)

A Globo está usando as edições especiais para faturar – como ocorreu com merchandisings inseridos em Império (2014) – e também conscientizar o público. O capítulo desta sexta-feira (24) de Pega Pega (2017) ganhou um slide especial antes do encerramento, tal qual acontece em produções inéditas, com uma mensagem antirracismo.

“Racismo é crime. Denuncie. Pratique o antirracismo”, destacou a emissora após as exibições das cenas em que Dom (David Junior) é preso apenas pela cor de sua pele. No capítulo anterior, o empresário foi abordado por policiais enquanto entrava no próprio carro, durante uma visita à família biológica. Dom afirmou ser dono do veículo, mas, sem documentos, acabou levado para a delegacia.

Depois de todo o imbróglio, o rapaz ainda foi obrigado a lidar com os comentários equivocados da mãe adotiva, Sabine (Irene Ravache), que protestou diante da proximidade dele e dos pais e do irmão de sangue.

Você sabia que o que aconteceu comigo hoje acontece todos os dias, com garotos, jovens, homens negros deste país?”, questionou Dom. “Se eles forem pobres… Você é rico!”, retrucou Sabine, debochada. “Você é pobre. De espírito, de compaixão, de amor. Não tem mais clima pra continuar com a senhora”, rebateu o executivo.

Na trama de Cláudia Souto, Dom se perdeu dos pais biológicos, Cristóvão (Milton Gonçalves) e Madalena (Virgínia Rosa), durante um passeio na praia. Ele acabou adotado por Sabine, com quem viveu no exterior, até a volta dos dois ao Brasil por conta da aquisição do Carioca Palace Hotel e de outros negócios em parceria com Eric (Mateus Solano). O racismo então passou, lamentavelmente, a integrar sua rotina, com a exposição às situações comuns à população preta.

Slides com mensagens de alerta ou de conscientização são comuns em produções inéditas da Globo. Sob Pressão, por exemplo, destaca as ações repercutidas nos episódios sempre antes do encerramento. A atual temporada já contou com informações sobre HIV e depressão. Em Amor de Mãe (2019), o recurso foi utilizado para esclarecer pontos controversos da narrativa sobre a Covid-19, transmitindo dados desconhecidos na época das gravações.

Duh Secco
Duh Secco é  "telemaníaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.
Veja mais ›