Perito afirma que Band plagiou reality show de empreendedorismo

Band
Justiça diz que programa da Band é plagiado (Imagem: Reprodução / YouTube)

Planeta Startup, reality show exibido pela Band em setembro de 2019, foi considerado plágio do programa Startup Show, da empresa Fill The Blank, exibido na web entre julho e novembro de 2018. Os dois projetos foram periciados e o resultado foi divulgado no dia 17 de maio.

A ação corre na 1ª Vara Cível do Foro Regional de Pinheiro, em São Paulo. Para o perito Amâncio da Conceição Machado, na comparação dos dois formatos, fica evidente a similaridade desde os conceitos, as ideias e até os princípios dos autores.

“Pela leitura do formato dos dois programas foi possível compreender que, embora o programa da ré [Planeta Startup da Band] tenha elementos diferenciadores, os formatos se sustentam em pilares idênticos e têm características estruturais semelhantes”, descreveu Amâncio.

Leonardo Soltz, apresentador e responsável pelo Startup Show, e o ex-diretor da Band Rogério Brandão, entraram na Justiça depois de tentativas de negociação para uma sociedade com a Band. Os dois negociaram com Paulo Saad, vice-presidente do Grupo Bandeirantes.

Foram sete meses de reuniões com diretores da Band e encontros com o vice-presidente da emissora, que mandou um e-mail que deixou mais do que evidente o interesse pelo projeto:

“Leo e Rogerio, falei do seu projeto para Juca Silveira, diretor-geral, e ele se interessou. Desta maneira, se for viável, pode ter um caminho para vocês na Band”.

Depois do e-mail, a relação foi cortada. “Tenho uma história profissional na Band como jornalista, criativo e executivo, por isso a procurei para ser uma sócia do projeto, porque sabíamos do potencial do conteúdo. Foi uma decepção enorme toda essa história. Plágio é plágio. É crime e ponto”, apontou Brandão.

“É um descalabro. Nosso caso é parecida com a luta de Davi e Golias. Nós sabemos que lutar contra um grupo de televisão é muito difícil. Perdemos patrocinador, perdemos um projeto com outra emissora, pois acabamos virando a cópia. É triste saber que isso acontece em um país com várias mentes criativas e a maioria das pessoas tem receio de entrar em uma ação contra uma gigante da televisão”, desabafou Soltz.

AvatarDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›