Ione Borges, um dos nomes mais importantes da TV, morreu nesta segunda-feira, 24 de novembro, aos 73 anos. A causa da morte não foi divulgada pelo hospital.

A apresentadora estava internada no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, com problemas respiratórios. Claudete Troiano, que trabalhou com Ione por muitos anos, confirmou a morte da artista:
“Juntas, na televisão, construímos uma história que atravessou gerações e marcou a vida de tantas pessoas. Dividimos risos, emoções, aprendizados e, acima de tudo, vivemos momentos de verdadeira felicidade.
Hoje me despeço com o coração apertado, mas cheio de gratidão.
Obrigada, minha linda e eterna parceirinha. Você segue viva na minha memória, no meu carinho e na história da nossa comunicação”.
A carreira de Ione Borges
Ione Borges começou a trabalhar aos 12 anos participante de programas infantis da TV Record. Ela se tornou garota-propaganda do Mappin em 1969. O trabalho durou 10 anos.
Antes de ingressar na TV como apresentadora, Borges foi modelo, empresária de moda e atriz. Ela atuou em filmes como Meu Pedacinho de Chão, em 1972, na Globo.
Ione era dona de uma grife de roupas quando abandonou o projeto para ser apresentadora do Mulheres, na TV Gazeta. Ela esteve à frente do programa feminino mais antigo da TV entre 1980 e 1999.
Ainda na emissora paulista, Ione Borges fez Pra Você e Manhã Gazeta, o último entre 2009 e 2012. Em 2010, a famosa pediu demissão e deu como justificativa cansaço e mais tempo para cuidar da saúde.
Na época, a direção da TV Gazeta recusou a demissão e ofereceu um contrato vitalício. A última participação de Ione Borges na TV foi em 2020, quando esteve no especial de 40 anos do Mulheres.
A despedida de Ione Borges acontece no Funeral Velar Morumbi, em São Paulo, com velório das 16h às 20h.
Confira:
Apresentadora Ione Borges morre aos 73 anos; assista #LiveCNNBrasil pic.twitter.com/9shqe1hSat
— CNN Brasil (@CNNBrasil) November 24, 2025
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
