Atual cartaz do “Vale a Pena Ver de Novo”, “Cordel Encantado” (2011) já tem data para acabar. A Globo também já definiu a substituta, conforme divulgado pelo jornalista MaurÃcio Stycer e confirmado pela Comunicação do canal, em consulta do RD1, nesta quinta-feira (14): “Por Amor”, clássico de Manoel Carlos, exibido originalmente em 1997 e reprisado na faixa vespertina em 2002.
A volta de “Por Amor” à tela da emissora está prevista para 29 de abril; como de praxe nos últimos cinco anos, a trama dividirá o “Vale a Pena Ver de Novo” com sua antecessora por uma semana. Em cena, os conflitos de Helena (Regina Duarte), devotada à filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte). Até conhecer AtÃlio (Antonio Fagundes), com quem acaba se casando na mesma época em que Eduarda sobe ao altar com Marcelo (Fábio Assunção). Helena e a filha engravidam quase ao mesmo tempo; mas o filho da mocinha morre e a mãe o substitui pelo seu bebê, saudável.
A troca não é segredo para César (Marcelo Serrado), médico apaixonado por Eduarda, alvo do ciúme de Marcelo – que padece com a obsessão de sua ex, Laura (Vivianne Pasmanter). Helena, por sua vez, lida com a presença sombria de Branca (Susana Vieira), mãe de Marcelo, eternamente apaixonada por AtÃlio. A emergente também persegue a filha, Milena (Carolina Ferraz) – envolvida com o pobretão Nando (Eduardo Moscovis) –, além de rejeitar o caçula, Léo (Murilo BenÃcio).
Também no elenco Ângela Vieira, Carlos Eduardo Dolabella, Carolina Dieckmann, Cássia Kis, Elizângela, EloÃsa Mafalda, Françoise Forton, Marco Ricca, Maria Zilda Bethlem, Odilon Wagner, Otávio Augusto, Regina Braga, Ricardo Petráglia, Tonico Pereira e Vera Holtz, dentre outros. Destaque para Paulo José, como o alcoólatra Orestes, ex-marido de Helena, pai de Eduarda e da pequena Sandrinha (CecÃlia Dassi, apontada como revelação da TV naquele ano).
No ar à s 20h de outubro de 1997 a maio de 1998, “Por Amor” registrou Ãndices aquém das expectativas. Em “Vale a Pena Ver de Novo”, porém, fez história, ao atingir Ãndices superiores a “Sabor da Paixão” e “O Beijo do Vampiro”, exibidas à s 18h e 19h, além de encostar em “Esperança”, à s 20h. A novela ainda marcou a inauguração do Canal Viva, em 2010, tendo ganhado uma segunda reapresentação por lá em 2017, quando completou 20 anos – nas duas ocasiões, com muito sucesso.
Duh Secco é "telemanÃaco" desde criancinha. Em 2014, criou o blog Vivo no Viva, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.