As primeiras edições dos telejornais da Record e do SBT após o primeiro turno das eleições não falaram sobre o resultado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu o presidente Jair Bolsonaro (PL) no 1º turno com mais de seis milhões de votos de diferença.
VEJA ESSA
No telejornal do SBT, a menção a Lula ocorreu após dois minutos do início da edição. O jornal destacou que os dois principais candidatos somaram 92% dos votos e afirmou que Lula e Bolsonaro foram separados por seis milhões de votos.
O SBT Brasil comentou que o Nordeste favoreceu a posição de Lula, que o ex-presidente ficou a 1,8 milhão de votos de vencer no primeiro turno, enquanto Bolsonaro ficou 8 milhões distante da vitória.
O telejornal da Record, por sua vez, abriu com informações sobre Bolsonaro, com a busca do político por alianças em Minas Gerais e São Paulo. Lula veio depois, com informações sobre a aproximação a candidatos que ficaram de fora do segundo turno.
O curioso: em nenhum momento dos 3 minutos e 30 segundos da abertura o Jornal da Record falou na vitória de Lula em cima de Bolsonaro.
Ao contrário de SBT e Record, Globo e Band falam de Lula
O Jornal Nacional foi bem claro sobre o resultado das urnas. “O Brasil tem a disputa eleitoral mais acirrada desde a redemocratização: 48% dos votos para Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e 43% para Jair Bolsonaro, do PL”, informou.
O Jornal da Band expôs que Bolsonaro celebrou o resultado, que foi além do anunciado pelas pesquisas eleitorais, e comentou a vitória de Lula.
“O ex-presidente mantém otimismo e começa a negociar apoio de Simone Tebet e Ciro Gomes. A vantagem dele no primeiro turno passou de 6 milhões de votos”, alertou o jornal.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].