Por culpa de Lula e Bolsonaro, Globo pode encerrar tradição do Jornal Nacional

Globo
Direção da Globo teme ausência de Lula e Bolsonaro em sabatinas do Jornal Nacional na eleição (Imagem: Reprodução – G1 – Instagram / Montagem – RD1)

A Globo iniciou as entrevistas ao vivo com os candidatos à Presidência da República dentro do Jornal Nacional e 20 anos depois da estreia a emissora ganhou uma preocupação gigantesca: a possível recusa do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Lula (PT) para as sabatinas.

Até aqui, apenas Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) se colocaram à disposição para ir ao estúdio do principal telejornal do país, segundo informações do Notícias da TV. A emissora líder de audiência colocou o dia 22 de agosto como o pontapé inicial para as entrevistas.

A Globo não mobilizou os seus representantes até o momento para um convite formal aos pré-candidatos, mas de cara tanto Lula quanto Bolsonaro mostraram certa indisposição para o encontro com William Bonner e Renata Vasconcellos, o primeiro por sua preocupação pela campanha nas ruas e o segundo por sua guerra particular com o canal da família Marinho.

Veja Também

Lula e Bolsonaro não se garantem em podcast da Globo

A preocupação se tornou maior depois que Lula e Bolsonaro recusaram convites para sabatinas no podcast O Assunto, comandado por Renata Lo Prete, que começaram na última segunda-feira (13).

Sobre a recusa, a Globo explicou: “Os pré-candidatos Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, e Jair Bolsonaro, do PL, integraram a lista, mas não confirmaram presença até a última sexta-feira, dia 3, prazo estipulado em reunião no dia 31 de maio com representantes dos partidos. A reunião ocorreu de modo remoto, via Teams, e teve representantes de PT, PDT, PMDB e Avante”.

O primeiro candidato no encontro com Renata Lo Prete foi Ciro Gomes. A produção fechou com Simone Tebet e André Janones (Avante).

Para a reportagem, a Globo informou que nenhum convite foi feito ainda e que “as entrevistas na bancada do JN estão marcadas para a semana de 22 de agosto”, contudo, comunicou que “os partidos serão chamados para conhecer as regras e para o sorteio dos dias” em breve.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Da Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.
Veja mais ›