Por ordem judicial, Globo confirma transmissão do Campeonato Carioca

Ordem judicial determina transmissão do Campeonato Carioca pela Globo
Ordem judicial determina transmissão do Carioca pela Globo (Imagem: Divulgação / Globo)

A bola vai rolar na tela da Globo. Depois de rescindir o contrato com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), a emissora confirma a transmissão do Campeonato Carioca. O duelo entre Fluminense x Botafogo é válido pela semifinal da Taça Rio. A informação foi confirmada em comunicado oficial enviado à imprensa na tarde deste sábado (4).

Mas, no texto, a emissora faz questão de salientar que o recuo é reflexo do cumprimento de uma decisão judicial. Na noite de sexta-feira (3), a Ferj obteve uma liminar que obriga a Globo a transmitir a partida, sob pena de uma multa de R$ 5 milhões em caso de descumprimento.

No texto, a emissora salienta que “vai recorrer da decisão, mas, em respeito à Justiça e aos Clubes, dos quais é parceira histórica, vai transmitir a partida”. Em outro trecho, a emissora esclarece que “os clubes são livres para transmitir seus jogos ou autorizar que terceiros os transmitam, uma vez que o contrato foi rescindido”.

Entenda a polêmica com a Globo

A ruptura foi oficializada quando a FlaTV exibiu ao vivo a partida entre Flamengo e Boavista. De acordo com o contrato, a Globo tinha exclusividade na transmissão dos jogos do Campeonato Carioca.

A emissora acredita, portanto, que os seus direitos foram violados. Isso por que a Federação e outros onze clubes – a exceção do Flamengo – aceitaram o acordo. Na ocasião da assinatura, era necessária a autorização dois dois clubes para a exibição de um jogo.

Vale lembrar que a Lei Pelé foi alterada graças a uma Medida Provisória editada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Protocolo de emergência para a transmissão do Campeonato Carioca

Para viabilizar a transmissão do Campeonato Carioca, a Globo também adotou um “protocolo de emergência”. Os objetivos, segundo a emissora, estão relacionados ao resguardo da segurança e saúde dos profissionais envolvidos. Há também a preocupação em garantir que os padrões técnicos de qualidade sejam respeitados.

Com a mudança, além do Rio de Janeiro, Distrito Federal e a cidade mineira de Juiz de Fora, outros 13 estados assistem ao jogo. São eles: Espírito Santo, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Amapá, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Os demais estados, incluindo São Paulo, assistem ao filme King Kong (2005) em Campeões de Bilheteria. O longa ganhou três Oscars de melhor mixagem de som, efeitos visuais e edição de som. No elenco, estão nomes como Jack Black, Adrien Brody, Andy Serkis e Naomi Watts.

CONTINUE LENDO →
Piero Vergílio é jornalista profissional desde 2006. Já trabalhou em revistas de entretenimento no interior de SP e teve passagens pelo próprio RD1. Em tempos de redes sociais, criou um perfil (@jornalistavetv) para comentar TV pelo Twitter e interagir com outros fãs do veículo. Agora, volta ao RD1 com a missão de publicar novidades sobre a programação sem o limite de 280 caracteres.