Por que Elizangela não usava sobrenome e foi excluída de novela da Globo?

Elizangela

Elizangela morreu nesta sexta-feira (3); atriz não utilizava sobrenome (Imagem: Reprodução / Globo)

A notícia da morte de Elizangela, nesta sexta-feira (3), chamou a atenção de muita gente. A atriz estava afastada das novelas desde uma participação de A Dona do Pedaço (2019), mas chegou a ser cotada para Travessia (2022) e acabou “excluída”.

Segundo os rumores, a artista foi barrada do folhetim por ter se recusado a tomar qualquer imunizante contra o coronavírus. Assim como ela, a portuguesa Maria Vieira foi substituída pela conterrânea Noemia Costa por falta de comprovantes de vacinação.

Na época, a Globo decidiu que somente atores vacinados iriam entrar nas suas produções. Isso porque, na ocasião, a emissora ainda estava preocupada com os índices de infectados pela doença.

De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Elizangela não ganhou um papel de destaque por não ter apresentado o comprovante exigido pela líder de audiência.

E por que Elizangela não usa seu sobrenome?

Ao longo da carreira, Elizangela ficou muito conhecida por diversos trabalhos na TV – ela iniciou quando ainda era criança – e por não usar o sobrenome.

Ao Vídeo Show, em 2017, ela falou o motivo de adotar o nome artístico sem sobrenome. “Quando eu comecei, lá no tempo….eu usava o meu sobrenome, que é Vergueiro”, iniciou.

“Só que aí o Moacyr Deriquém, que era do departamento de elenco, chegou pra minha mãe e falou: ‘Olha, o nome dela já é diferente e é um nome longo. Tira o Vergueiro e deixa só Elizangela. E aí ficou“, explicou.

Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]