Maya Massafera passou por vários procedimentos desde o começo da transição de gênero e alguns são extremamente delicados. Esse é o caso da cirurgia de transição vocal, que é também o motivo para a influenciadora estar aparecendo calada até então.
Em seus stories no Instagram, a apresentadora apareceu em mensagens escritas para esclarecer a dúvida de algumas pessoas. Acontece que os internautas começaram a questioná-la frequentemente pela falta da fala e a famosa perdeu a paciência com a insistência.
A cirurgia é chamada de glotoplastia, que geralmente é indicada para mulheres transexuais. O procedimento é feito pela boca, não deixa cicatrizes e geralmente é bem curta, com no máximo 1h30 de duração. Quem passa pelo procedimento pode levar entre 3 a 4 pontos.
Érica Campos, especialista em transição vocal e otorrinolaringologista do HUPES-UFBA, falou com o GShow sobre esse processo. “O que a cirurgia faz é encurtar as cordas vocais, produzindo mais ciclos vibratórios, o que torna a voz mais fina”, pontuou.
Cirurgia de Maya Massafera exige um pós operatório cheio de cuidados delicados
A profissional ressaltou que são necessários 15 dias em silêncio absoluto, sem mexer até mesmo os lábios. Caso a paciente fique gripada e com tosse, isso poderia até destruir os pontos realizados na cirurgia.
“Quando a gente chora, há uma alteração no movimento da prega vocal e a gente tem um fluxo respiratório que a gente não controla, isso também pode arrebentar os pontos”, acrescentou Érica.
Em sua visão, as decisões de Maya Massafera estão sendo inteligentes e positivas, até porque a paciente precisa se empenhar bastante no processo.
Apaixonado por Televisão, Cinema e especialista em Novelas, desde 2009 trabalha com a internet. Escreve também sobre Audiências da TV. Já passou por grandes veículos de comunicação e teve experiência no rádio. Atualmente estuda para continuar crescendo na área e pode ser acompanhado através do perfil @henriquethe2 no Twitter.