Praga do SBT, Libertadores começa 2023 de maneira inédita na Globo

Paulo Carvalho

12/03/2023

Libertadores

Globo começa Libertadores de maneira inédita em 2023 (Imagem: Reprodução / Globo)

A Libertadores perdeu anunciantes de um ano para o outro mesmo com a troca do SBT pela Globo. A Conmebol assegurou em 2022 cerca de 10 patrocinadores, mas para 2023 o número de parceiro despencou para apenas 6, numa reviravolta nada agradável para os cofres da entidade.

A novidade veio à tona com o novo acordo do Plim Plim com a Conmebol, principalmente pela cláusula da exibição obrigatória dos apoiadores da competição. Em busca de mais dinheiro mesmo com o número baixo de anunciantes, a instituição preparou um plano B, segundo o UOL Esporte.

Libertadores perde e ganha patrocinadores

Os responsáveis pela venda das cotas de patrocínio decidiram o aumento dos valores cobrados em alguns segmentos. Entre as saídas, a Bridgestone e a Qatar Airways. A última fez o acordo como promoção pela Copa no Catar.

Além delas, Ford, Rexona e Santander se despediram do torneio. O banco disse adeus pelo contratos de serviços financeiros do Mastercard. A empresa de cartões desembolsou mais dinheiro por causa da questão.

A Amstel passou a investir mais dinheiro, assim como a Sportingbet, substituta da Betfair. EA Sports, Crypto e Coca-Cola cravaram os outros contratos. A Conmebol abriu mais quatro cotas antes do início da fase de grupos da competição.

A entidade encontrou um argumento para a falta de patrocinadores: as negociações publicitárias para a Copa do Mundo do Catar. As conversas foram atrasadas e o foco ficou restrito ao Mundial.

Do segundo semestre de 2020 até o fim de 2022, a Libertadores foi do SBT. No ano passado, após muita discussão, a Globo readquiriu os direitos dos jogos.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Paulo Carvalho
Escrito por

Paulo Carvalho

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].