Ruth de Souza
Grande Prêmio do Cinema Brasileiro homenageou Ruth de Souza com foto de Eartha Kitt (Imagens: Divulgação / Globo – Reprodução / UMKC Women’s Center)

Uma gafe marcou a 18ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, realizada na última quarta-feira (14). Os responsáveis pelo evento homenagearam a atriz Ruth de Souza, falecida no último dia 28. Só que, no telão, a imagem projetada como sendo de Ruth era da atriz e cantora americana Eartha Kitt, morta em 2008.

Segundo informações do jornalista Maurício Stycer, o erro passou despercebido para os presentes no local da cerimônia – o Theatro Municipal de São Paulo. Mas quem acompanhou pela TV, via Canal Brasil, notou o equívoco, acentuado pela edição do VT de homenagem: antes da reprodução da foto de Eartha Kitt, exibiram um vídeo com imagens de Ruth laureada na mesma premiação pelo conjunto da obra, em 2013.

Ao blog de Stycer, a Academia Brasileira de Cinema, responsável pela cerimônia, lamentou o “erro cometido ao exibir, no ‘Grande Prêmio do Cinema Brasileiro’, uma foto da cantora norte-americana Eartha Kitt na homenagem à atriz Ruth de Souza in memoriam. Foi um erro que não diminui a intenção da homenagem. No mais, lamentamos o equívoco e nos retratamos pela falha”.

O vídeo em memória de astros e estrelas falecidos no último ano incluiu nomes como Antunes Filho, Bibi Ferreira, Domingos de Oliveira, Flora Diegues, João Gilberto, Joel Barcellos, Leonardo Machado, Marcelo Yuka e Rubens Ewald Filho. Caio Junqueira, de filmes como “Tropa de Elite” (2007), morto em janeiro em um acidente de trânsito, ficou de fora, assim como a atriz Etty Fraser.

Cabe lembrar que Ruth de Souza fez sucesso no cinema em longas-metragens como “Sinhá Moça” (1953), que lhe rendeu a indicação de melhor atriz no Festival Internacional de Cinema de Veneza, em 1954. Também “As Filhas do Vento” (2004), dividindo troféu de melhor atriz do Festival de Gramado com a colega Léa Garcia.

🔵Boletim RD1 💥 Notícias dos Famosos