A eleição da terceira maior economia da América do Sul quase não apareceu no noticiário do Jornal da Record. As principais televisões do mundo falaram sobre a chegada de Gustavo Petro à presidência da Colômbia, mas o canal do bispo Edir Macedo deixou o fato histórico de lado.
VEJA ESSA
Foi a primeira vez que um candidato da esquerda venceu a eleição no país. A vitória de Petro animou políticos do campo da esquerda no Brasil e irritou os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). A emissora paulista, pró-governo, não deu qualquer destaque ao assunto.
A notícia ocupou apenas 20 segundos da grade do canal, e não mencionou o fato de o novo presidente ser de esquerda. O telejornal, por outro lado, deu ênfase ao anúncio de que o primeiro-ministro de Israel vai convocar novas eleições no país.
Ao contrário da Record, Globo, Band e SBT falam sobre o momento histórico da Colômbia
No Jornal Nacional, a notícia foi destacada logo na escalada: “O presidente eleito na Colômbia, Gustavo Petro, anuncia um grande acordo entre direita e esquerda para governar. O atual presidente, Iván Duque, diz que a transição de poder vai ser pacífica, eficaz e harmônica”.
O telejornal decidiu três minutos do seu tempo sobre a eleição, com um destaque especial no perfil da vice-presidente eleita, Francia Márquez, ex-empregada doméstica e primeira mulher negra a ocupar o cargo.
O mesmo foi feito pelo Jornal da Band, que anunciou a situação. “Uma eleição histórica para a Colômbia. Gustavo Petro é o primeiro presidente de esquerda eleito no país”, expôs em uma reportagem de aproximadamente dois minutos.
O SBT foi pelo mesmo caminho e destacou Gustavo Petro como o primeiro político de esquerda a vencer uma eleição presidencial na Colômbia.
A reportagem durou pouco mais de dois minutos. O canal de Silvio Santos ainda chamou o candidato derrotado, o empresário Rodolfo Hernández, de “populista de direita”.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].