Pró-Bolsonaro, Jornal da Record esconde vitória histórica da esquerda na Colômbia

Record
Jornal da Record não destaca eleição de Gustavo Petro na Colômbia (Imagem: Reprodução / Record)

A eleição da terceira maior economia da América do Sul quase não apareceu no noticiário do Jornal da Record. As principais televisões do mundo falaram sobre a chegada de Gustavo Petro à presidência da Colômbia, mas o canal do bispo Edir Macedo deixou o fato histórico de lado.

Foi a primeira vez que um candidato da esquerda venceu a eleição no país. A vitória de Petro animou políticos do campo da esquerda no Brasil e irritou os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). A emissora paulista, pró-governo, não deu qualquer destaque ao assunto.

A notícia ocupou apenas 20 segundos da grade do canal, e não mencionou o fato de o novo presidente ser de esquerda. O telejornal, por outro lado, deu ênfase ao anúncio de que o primeiro-ministro de Israel vai convocar novas eleições no país.

Veja Também

Ao contrário da Record, Globo, Band e SBT falam sobre o momento histórico da Colômbia

No Jornal Nacional, a notícia foi destacada logo na escalada: “O presidente eleito na Colômbia, Gustavo Petro, anuncia um grande acordo entre direita e esquerda para governar. O atual presidente, Iván Duque, diz que a transição de poder vai ser pacífica, eficaz e harmônica”.

O telejornal decidiu três minutos do seu tempo sobre a eleição, com um destaque especial no perfil da vice-presidente eleita, Francia Márquez, ex-empregada doméstica e primeira mulher negra a ocupar o cargo.

O mesmo foi feito pelo Jornal da Band, que anunciou a situação. “Uma eleição histórica para a Colômbia. Gustavo Petro é o primeiro presidente de esquerda eleito no país”, expôs em uma reportagem de aproximadamente dois minutos.

O SBT foi pelo mesmo caminho e destacou Gustavo Petro como o primeiro político de esquerda a vencer uma eleição presidencial na Colômbia.

A reportagem durou pouco mais de dois minutos. O canal de Silvio Santos ainda chamou o candidato derrotado, o empresário Rodolfo Hernández, de “populista de direita”.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email paullocarvalho19@gmail.com.
Veja mais ›