Professor universitário elege os sete momentos mais memoráveis dos 70 anos da TV brasileira

Televisão brasileira
Cobertura do 11 de setembro foi eleita como um dos sete momentos mais marcantes dos 70 anos da televisão brasileira (Imagem: Reprodução / YouTube)

Em 70 anos de existência, completados no último dia 18, a televisão brasileira contou com diversos momentos memoráveis. O professor de Jornalismo do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Vanderlei Dias, escolheu os sete dos fatos mais marcantes da história do veículo.

Primeiro, o acadêmico elegeu as novelas  O Direto de Nascer e Beto Rockeffeler. “Duas novelas que mudaram a história da televisão brasileira, uma em 1964 [O Direito de Nascer] e a outra em 1968 [Beto Rockfeller]. O último capítulo de ‘Direito de Nascer’ foi ao vivo, direto do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro“, lembrou ele.

Outro destaque é o tricampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1970. “A Copa fez as pessoas comprarem mais aparelhos de televisão“, constatou.

O debate para as eleições presidenciais de 1989 também foi motivo de recordação. Apontado como fator prejudicial a Lula nas urnas, o que foi reconhecido anos mais tardes pela própria Globo, a sabatina entrou para a história por ser transmitido de maneira simultânea nas principais emissoras da época.

Não só o debate, mas toda a cobertura foi histórica, por ter sido a primeira grande cobertura da televisão na política. As quatro principais emissoras – Globo, SBT, Bandeirantes e Manchete – do país fizeram o mesmo debate ao vivo. Isso nunca mais vai existir, as quatro emissoras passando a mesma coisa, com cada bloco sob responsabilidade de uma equipe. Nunca mais vai acontecer algo parecido“, cravou o estudioso.

Um outro momento que marcou as sete décadas da TV, segundo Vanderlei, foi a disputa entre Faustão e Gugu na guerra de audiência no início dos anos 2000. “Os dois surgem nas duas maiores emissoras da televisão e rivalizaram na disputa pela audiência nas tardes de domingo“.

A televisão a partir dali se modificou, pois proporcionou às pessoas ficarem 24 horas em frente à tela, assinando pay per view“, explicou o professor sobre a chegada dos realities shows.

Vanderlei Dias também apontou a cobertura dos atentados do 11 de setembro, que definiu como “dramática“, a chegada da MTV Brasil em 1990 e o apresentador Silvio Santos: “Está em tudo, ele é eterno na televisão, não dá para dizer um momento único dele“.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.