Programa Eliana é reclassificado pelo Ministério da Justiça por “linguagem imprópria”

Eliana
Programa Eliana é alvo do Ministério da Justiça (Imagem: Reprodução / SBT)

O Ministério da Justiça tomou mais uma decisão em relação aos programas exibidos pelo SBT, desta vez envolvendo o Programa Eliana. A atração exibida nas tardes de domingo do canal teve a sua classificação indicativa revista.

O MJ reclassificou o Programa Eliana de “Livre” para “Não recomendado para menores de 12 anos”. Sob justificativa, o órgão alegou “linguagem imprópria” e “drogas ilícitas”. O SBT ganhou cinco dias para as alterações.

Em agosto, a novela Amores Verdadeiros, que deixou a grade na semana passada, foi reclassificada pelo Ministério da Justiça. No ar após às 18h20, o folhetim estrelado por Eiza González, Sebastián Rulli e Erika Buenfil passou para “Não recomendada para menores de 14 anos”.

O ministério entendeu que Amores Verdadeiros apresentou “violência, drogas lícitas e conteúdo sexual, com recomendação de exibição a partir das 21h”.

No mesmo mês, a Coordenação de Política Indicativa mudou a classificação do Programa Silvio Santos, sucessor do Programa Eliana na grade de domingo, para “Não recomendado para menores de doze anos”. A advertência anterior estava em vigor desde 2008.

A modificação da portaria foi feita depois que “foram constatadas tendências de ato violento (12 anos), agressão verbal (12 anos), estigma/preconceito (14 anos), linguagem chula (12 anos), linguagem de conteúdo sexual (12 anos), dentre outras, agravadas por frequência e relevância”.

Antes da decisão, o canal paulista foi notificado e o próprio pediu à Coordenação de Política Indicativa a devida alteração. Além da reclassificação, o Ministério da Justiça soltou outra recomendação: a exibição do Programa Silvio Santos “a partir das 20h quando exibida em TV aberta”.

A respeito da audiência do Programa Eliana, a vice-liderança virou motivo de festa para o canal de Silvio Santos. Há meses, a atração roubou o segundo lugar do Hora do Faro, da Record. Mesmo com a repercussão dos eliminados e dos confrontos entre os peões de A Fazenda 2021, o programa da concorrente não tem conseguido a posição.

MAIS LIDAS

Paulo Carvalho
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].
Veja mais ›