Puxa-saco de Bolsonaro, RedeTV! opera milagre para se aproximar de Lula

Marcelo de Carvalho

Marcelo de Carvalho recalcula rota com eleição de Lula (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) provocou uma verdadeira transformação nos bastidores da RedeTV!. Algo como um milagre.

Confiante na reeleição de Jair Bolsonaro (PL), o vice-presidente do canal, Marcelo de Carvalho, passou os últimos meses fazendo ataques e provocações aos petistas nas redes sociais, em postura que mais lembrava um adolescente.

Com a ascensão de Lula, Carvalho ajustou o discurso, guardou o veneno num potinho e deu meia volta. Nem um santo promoveria algo tão instantâneo. Mas a calibragem tem um motivo: a cúpula da RedeTV! teme represálias do novo governo.

A propaganda estatal nos intervalos do canal é fundamental para evitar que a situação atual fique ainda pior. E a manutenção da loteria na faixa das 20h, mais ainda. Isso explica as noites em claro. Há, desde dezembro, uma operação em curso, a fim de se reaproximar de Lula.

Oi, sumido!

Na RedeTV!, é dada como certa a contratação de Kennedy Alencar, jornalista próximo à cúpula do PT, o que facilitaria as coisas. Colunista do UOL, Kennedy já prestou serviços à emissora, numa época em que Jair Bolsonaro era apenas um convidado frequente do Superpop.

Mais um comunista

A saída de Luís Ernesto Lacombe, porta-voz do bolsonarismo na TV, e a lipoaspiração na língua de Marcelo de Carvalho têm a ver com essa estratégia. Marcelo, inclusive, tem defendido o decreto do Governo Lula envolvendo o desarmamento da população. Pela “harmonia” da casa, Sikêra Jr também deve se controlar.

Veneno em baixa

Na Record, voltou a ganhar força uma alteração no horário de exibição da Hora da Venenosa, que mandou à cova o Vídeo Show e o Se Joga. Os defensores da tese sustentam que o quadro de fofocas do Balanço Geral precisa fugir da novela da Globo, batendo de frente com a Sessão da Tarde.

E o padrão Globo?

Tem chamado a atenção o péssimo estado dos cenários do Jornal Hoje e do Jornal da Globo no vídeo. Produzidos e transmitidos direto de São Paulo, a exemplo do Hora 1, os noticiários dividem o mesmo estúdio, o que leva ao monta e desmonta diário. A situação mais crítica envolve o piso do JH, algo inimaginável quando se fala em Globo. Coisa de TV local.

Presente de grego

A coluna parou nos últimos dias para analisar o porquê de Valor da Vida ser um fracasso na Band. A trama portuguesa, que mais perece um filme pela estética, tem uma narrativa frágil e uma linguagem que afasta o público noveleiro acostumado com o padrão Globo e os dramalhões da Televisa. É muito ruim. A audiência na casa de 1 ponto é mais do que merecida. E sabem o pior? A Band pagou em euro por isso.

João Paulo Dell Santo
Escrito por

João Paulo Dell Santo

João Paulo Dell Santo consome TV e a leva a sério desde que se entende por gente. Em 2009 transformou esse prazer em ofício e o exerceu em alguns sites. No RD1, já foi colunista, editor-chefe, diretor de redação e desde 2015 voltou a chefiar a equipe. Pode ser encontrado nas redes sociais através do @jpdellsanto ou pelo email [email protected].