Os narradores da TV brasileira ganharam os holofotes nos últimos meses por conta da distribuição de eventos esportivos como nunca ocorreu em anos anteriores.
Nos últimos meses, a Globo garantiu jogos do Campeonato Brasileiro, via times da Libra, entre 2025 e 2029, enquanto a Record fechou com os clubes da LFU para as próximas temporadas, de 2025 a 2027.
O canal da família Marinho ainda assegurou a Copa do Brasil e a Copa Libertadores, além das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Sem mencionar a busca da emissora pelo novo Mundial de Clubes do ano que vem.
A Record, que também renovou com a FPF (Federação Paulista de Futebol) pelo Campeonato Paulista até 2029, não assinou com nenhum narrador de peso para o ano que vem.
O SBT, por sua vez, fechou com Cleber Machado e Luiz Alano para os jogos da Copa Sul-Americana, sempre nas noites de terça-feira, e Champions League, normalmente nas tardes do mesmo dia, mas em algumas ocasiões com partidas nas tardes de quinta-feira.
Além do trabalho dos narradores, o público passou a procurar um detalhe sobre a vida de cada um dos profissionais: a idade de cada um deles. Confira abaixo:
Cleber Machado
Cleber Machado é conhecedor do meio esportivo desde a década de 1970, com passagens pela Rádio Bandeirantes e Rádio Tupi.
Atualmente com 62 anos, o narrador é a voz do SBT na Copa Sul-Americana e na Champions League. Além disso, ele comanda o Arena SBT nas noites de segunda-feira.
O seu maior sucesso, no entanto, aconteceu na Globo. Ele entrou no canal em 1988 e ficou lá por quase 40 anos. Envolvido em diversos eventos, Machado se tornou expert em Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil.
Luis Roberto
Luis Roberto está no mundo da comunicação desde 1984, após sua contratação pela Rádio Cultura de Santos. No auge dos seus 63 anos, ele tem passagens pela Rádio Gazeta, TV Gazeta, TV Manchete e ESPN Brasil.
O ano de 1998 é marcado pelo primeiro contrato do comunicador com a Globo, exclusivamente para transmissões para o público do Rio de Janeiro. Por mais de 20 anos, ele dividiu o título de número 2 das narrações do canal com Cleber Machado.
No final de 2022, com a saída de Galvão Bueno, Luis assumiu o posto de primeiro narrador do canal líder de audiência. Em 2023, ele ganhou a “concorrência” de Gustavo Villani e Everaldo Marques.
Rômulo Mendonça
O mais novo entre os narradores citados, Rômulo Mendonça tem 42 anos e seus maiores trabalhos são provenientes de narrações via TV por assinatura.
Dono de diversos bordões, Rômulo Mendonça chegou no mundo da TV por meio da ESPN Brasil, em 2011, e teve seu primeiro grande momento nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Em 2018, o locutor viralizou com uma narração e virou notícia no Sportscenter dos EUA.
Em 2019, ele renovou com o canal, mas no final de 2022 deixou a casa. Dois anos depois, Rômulo retornou ao ar por meio do Amazon Prime para narrar partidas da NBA, a principal liga de basquete do mundo.
Everaldo Marques
Aos 46 anos, Everado Marques está na ativa desde 1996, via Jovem Pan. O famoso também tem passagens pela TV Cultura e ESPN, com narrações na NFL, NBA, NHL, Fórmula 1, Brasileirão e Copa do Brasil.
O jornalista entrou na Globo em 2020, ano da pandemia. Em 2021, ele esteve à frente de transmissões importantes das Olimpíada de Tóquio, função que também ocupou nos Jogos Olímpico de Paris neste ano.
Recentemente, Everaldo Marques foi apontado por internautas como o sucesso de Luis Roberto no comando do principal microfone esportivo da Globo.
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].