A Globo está sendo alvo de uma acusação de plágio por parte da Record em razão das chamadas de estreia do The Voice Kids.
VEJA ESSA
A emissora carioca tem promovido nos intervalos comerciais três peças publicitárias, uma delas dentro de um supermercado com crianças cantoras. Em 2014, o canal paulista fez algo parecido para o lançamento da novela Vitória.
Na chamada produzida e divulgada pela Globo, uma menina surge em conversa com uma senhora em um supermercado. De repente, outras crianças aparecem e cantam Fico Assim Sem Você, da dupla Claudinho (1975-2002) e Buchecha. Depois, famílias inteiras se unem para a canção.
No vídeo da Record, ao invés de crianças, vendedores, e no lugar do supermercado, uma livraria. A aposta musical, ao contrário do sucesso dos funkeiros, é Tente Outra Vez, de Raul Seixas (1945-1989), o tema de abertura da novela. Os clientes se empolgam e cantam juntos.
Globo e Record apostam em viral da internet
A semelhança maior é que as duas usam o conceito de flash mob: a reunião de um grupo de pessoas que se reúne de forma inesperada em ambiente público e realiza alguma apresentação dentro de um curto espaço de tempo.
Segundo o Notícias da TV, a Record está incomodada com a situação, mas não sabe o que fazer, enquanto a Globo segue em silêncio sobre a polêmica.
A emissora do bispo Edir Macedo tem engrossado a lista de acusações de plágio contra a Globo. O primeiro teaser do BBB 2023, comparado com A Casa (2017), é o primeiro motivo de briga das rivais em três meses.
Confira:
Chamada novela “Vitória” da Record TV pic.twitter.com/ThGdr99tpz
— Só Mídias (@MidiasSo) March 30, 2023
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].