A Record se envolveu em uma grande polêmica em 2021 por causa de uma reportagem do Domingo Espetacular. Na ocasião, a emissora demonstrou que seguia a mesma linha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e exibiu uma matéria com teor preconceituoso contra a população LGBTQIA+.
VEJA ESSA
Por causa da situação, o Ministério Público Federal (MPF) decidiu obrigar o canal a veicular, na TV e no YouTube, uma campanha educativa sobre respeito à diversidade.
O vídeo, produzido pelo MPF, faz parte da campanha Ser Diferente é Legal, que aborda a valorização e do respeito à diversidade no país. O material deverá ser colocado no ar pela Record durante 15 vezes, entre 4 de junho e 23 de julho.
Segundo a nota do Ministério Público Federal, serão oito inserções no Domingo Espetacular e sete no programa Record Kids. A emissora de Edir Macedo ainda disponibilizará o vídeo em seu canal no YouTube por um ano, até 3 de junho de 2024.
Em nota, a procuradora regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, Ana Letícia Absy, falou sobre o acordo firmado com a Record e destacou que o objetivo “é garantir o acesso dos telespectadores da empresa à campanha educativa sobre respeito às diferenças”.
A procuradora reforçou que essa foi uma forma de reparar possíveis danos causados pela matéria “veiculada quanto a desinformação e preconceito sobre questões de gênero e orientação sexual”.
A polêmica envolvendo reportagem da Record
A emissora carioca causou quando falou sobre uma suposta “ideologia de gênero” nas escolas em matéria no Domingo Espetacular, que aproveitou de premissas equivocadas e ainda fomentou a discriminação contra a população LGBTQIA+.
Como é sabido, o termo “ideologia de gênero” é muito evocado por críticos de ações e movimentos que buscam garantir os direitos da população feminina e LGBTQIA+.
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]