Record está em dívida com equipes de novelas reprisadas, diz jornalista

Record
Leonardo Vieira (Marcelo) e Bianca Rinaldi (Maria) em Caminhos do Coração; profissionais envolvidos em novelas da Record não receberam direitos de reprises (Imagem: Divulgação / Record)

Os profissionais envolvidos nas quatro novelas em reprise na Record ainda não receberam o valor correspondente aos direitos conexos. Segundo informações da jornalista Patrícia Kogut, elenco e equipe de A Escrava Isaura (2004), Os – Mutantes Caminhos do Coração (2008), Apocalipse (2017) e Jesus (2018) também não foram atendidos pela emissora quando solicitaram explicações a respeito.

Em nota enviada à jornalista, a Record informou que está “rigorosamente em dia com o pagamento de direitos conexos”. “Os contratos determinam que os pagamentos comecem a ser feitos 90 dias após o início da exibição das novelas”, afirma o canal, sem esclarecer se o dinheiro referente à ‘Isaura’, já com 184 capítulos veiculados, foi disponibilizado.

As reapresentações de folhetins salvaram os índices das tardes da Record, colocando o canal em vantagem sobre o principal concorrente, SBT, à tarde. Prova de Amor (2005) e Dona Xepa (2013) inauguraram as reexibições do período em 2015, após a extinção do Programa da Tarde. 13 títulos já foram resgatados, incluindo A Escrava Isaura e Os Mutantes.

Já no horário nobre, as reprises de tramas bíblicas tornaram-se constantes a partir de Os Dez Mandamentos (2015), três anos atrás. A opção por Apocalipse e Jesus se deu por conta da suspensão dos trabalhos das inéditas Amor Sem Igual e Gênesis em razão da pandemia de coronavírus; a primeira deixou de ir ao ar enquanto a segunda, com estreia prevista para abril, foi adiada por tempo indeterminado.

Cabe lembrar que toda reapresentação exige o pagamento de direitos aos profissionais envolvidos, do elenco à equipe técnica. O mesmo vale para exibição em TV paga ou hospedagem em serviços de streaming – em casos de novelas mais antigas, há a necessidade de “renegociação”, já que os contratos de anos atrás não previam exibição nestes meios.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.