A Record reuniu jornalistas na sede do reality show “A Fazenda 2019“, localizada em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo, para apresentar as novidades da sua décima primeira edição, que estreia nesta terça-feira (17), às 22h30.
O programa, que segue sob a apresentação de Marcos Mion, também terá Rodrigo Carelli e Fernando Viudez na direção e dará o prêmio de R$ 1,5 milhão em dinheiro para o ganhador e R$ 500 mil em prêmios para os participantes, que poderão ganhar ao vencerem alguma prova especial.
À imprensa, Carelli falou das novidades que a atração rural vai trazer e no que pretende apostar para gerar mais polêmica e repercussão. “As novidades de ‘A Fazenda’ virão junto com um elenco que, acho, foi feito sob medida para o programa. Muitas novidades, mecânicas novas e provas surpreendentes. Coisas que acontecerão no meio da temporada e que nunca aconteceram antes“, começou o diretor.
“Eu acho que a gente tem a estrutura mais bonita da fazenda que tivemos até hoje. Teremos um programa rico visualmente e estamos na contagem regressiva para o país começar a só falar nisso, só falar dos peões”, prosseguiu o comandante da atração da emissora.
Fernando Viudez falou sobre o programa e disse que ele terá uma “pegada” mais ativa. “A gente costuma dizer que, a cada edição, tudo vem conforme o elenco e isso traz, em nossa aposta, promete acontecer bastante. A dinâmica, também, a gente pretende mudar e alterar, uma vez que as pessoas que vão participar já foram telespectadores do programa“, disse o profissional.
“Nosso objetivo é trabalhar para não deixar eles estabeleceram um padrão e novidades sempre terão em todas as temporadas e isso não será diferente nessa“, contou.
“Sejam bem-vindos aqui em nossa humilde residência. À nossa casinha pelos próximos meses até o final do ano“, disparou Marcos Mion durante sua apresentação à frente da 11ª temporada do reality show. “É muito importante pra gente que vocês tenham esta experiência, conhecem a casa, os cantos e o clima para que possam falar com propriedade“, pontuou o comunicador.
O diretor da atração também falou sobre o celeiro. “A baia, que substitui o celeiro há algumas temporadas, vai ter uma função primordial no programa, pois contrasta com esta super casa aconchegante com algo raiz, no meio dos bichos que é a baia“, afirmou Carelli.
A responsabilidade de manter o sucesso da décima temporada e mantê-lo traz mais obrigação de que o formato seja feito com mais atenção. “Esse sucesso da temporada passada deixa com que tenhamos mais obrigação de fazer algo melhor. Inclusive a parte da interatividade, que colocamos com mais intensidade, será outro diferencial“, explicou.
Mion falou sobre sua experiência no comando da atração rural. “Como foi meu primeiro ano no comando do programa, eu pude experimentar muita coisa nova. Este ano, a gente tem mais propriedade para saber o que podemos fazer, o que funcionou mais ou menos. Lá pra [A Fazenda] 10, a gente tinha uma série de funções, tanto online quanto pro jogo, que não sabíamos se ia virar ou não, então, guardamos e começamos de vagar. Hoje, que estou na segunda temporada comigo, temos mais propriedade para implementar novidades que ficaram de fora no ano passado“, explicou ele.
“Obviamente, traz uma responsabilidade muito grande, mas o que mais me deixa tranquilo é que todos aqui são muito apaixonados pelo que fazem e, falo por mim, principalmente, eu amo este programa e sempre interagi com ‘A Fazenda’. Minha dedicação é 100% e sem limites. Isso me dá uma tranquilidade para dar o meu melhor, como fiz no ano passado“, falou Mion.
Cabine de descompressão
A atração segue com a “Cabine de Descompressão”, em que o eliminado bate um papo com o apresentador para saber o que está acontecendo fora da sede do programa, após um período desconectado. “Vai haver Cabine de Descompressão logo após a eliminação, sempre transmitida ao vivo no Playplus”, disse Marcos Mion. “Depois faremos uma live com o eliminado, em todas as plataformas, comandada pelo Lucas Salles“, contou Bia Cioff.
“A Cabine de Descompressão é legal acompanhar porque é um momento de muito cuidado. É o primeiro contato que eles têm com o mundo externo depois de muito tempo confinados. Mesmo com pouco tempo confinado, a pessoa fica atordoada. Eu já tive que enfrentar crises de choro que parecia que não ia acabar mais. Crises de raiva, de vergonha. Houve alguns que levaram em uma boa, mas é um momento de muito medo e delicado”, disse o famoso.
“No dia seguinte que a pessoa já dormiu e descansou, ela pode falar mais e se expressar mais. Então, essa pós-eliminação, para fazer sentido, deve ser acompanhada na íntegra”, finalizou o apresentador.
Estratégia de audiência
Carelli falou sobre quais medidas deverá tomar para disputar a audiência com os concorrentes. “Eu sempre digo que a melhor estratégia de audiência é fazer o melhor programa possível. Fazer o programa que a gente sabe que o público está interessado em ver”, começou o diretor.
“É óbvio que a gente sabe que existem outras micro-estratégias internas como estar no ar enquanto o outro está no intervalo, mas com o programa – que já está na 11ª edição – a gente tenta fazer com que tudo que já deu certo, esteja lá, para atrair o público”, contou Carelli.
O gerente Nacional de Comunicação da Record, Celso Teixeira, aproveitou o ensejo para reforçar a potência de “A Fazenda 2019” nas redes sociais. “Vale lembrar que A Fazenda 10, além do que dava de audiência, a ‘cauda longa’, que a gente chama, era impressionante. Durante todo o dia as pessoas estavam falando sobre o programa e interagindo com o Mion, com as redes sociais”, destacou ele.
Fazenda recheada de bichos
Respondendo às perguntas dos usuários do canal do Youtube, os diretores e o apresentador revelaram algumas novidades sobre os animais do local. “Trouxemos de volta a lhama com um filhotinho“, disse Viudez.
“Grandes momentos com a lhama“, emendou Mion que foi completado por Carelli: “E ela tem um filhotinho que também cospe“. Há, também, vacas cavalo, ovelhas, porcos, gansos, galinhas, pavão e galinha d’angola, que os peões terão que tratar diariamente em um rodízio capitaneado por cada fazendeiro da semana.
Confira as fotos da mansão e da área externa de “A Fazenda 2019”:
Reuber Diirr é formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Integrante do 17º Curso de Residência em Jornalismo da Rede Gazeta (Globo ES), teve passagens pela Record News ES, TV Gazeta ES e RedeTV! SP. Além disso, produz conteúdo multimídia para o Instagram, Twitter, Facebook e Youtube do RD1. Acompanhe os eventos com famosos clique aqui!