Record usa Amor Sem Igual para divulgar corrente de oração da Igreja Universal

Amor Sem Igual
Miguel Coelho (Antônio Júnior) em Amor Sem Igual; Record usa novela para divulgar Igreja Universal do Reino de Deus (Imagem: Blad Meneghel / Record)

A Record e a Igreja Universal do Reino de Deus, propriedades de Edir Macedo, estão unidas na dramaturgia. O setor da emissora, chefiado por Cristiane Cardoso – filha de Edir – vai propagandear os feitos de um programa da IURD. Segundo informações da jornalista Patrícia Kogut, os personagens de Amor Sem Igual vão recorrer à corrente de oração Vício Tem Cura para livrar Antônio Júnior (Miguel Coelho) das drogas.

Em uma das sequências previstas para a fase final da novela, Oxente (Ernani Moraes) irá comentar a internação do filho – como recomendam médicos e especialistas no assunto. A fala, porém, chega ao fim com a referência ao programa da Igreja Universal: “Está sendo cuidado por profissionais em uma clínica, mas todo mundo aqui em casa está fazendo a corrente de oração ‘Vício Tem Cura’”.

Na página oficial do programa, a Igreja Universal do Reino de Deus afirma que “todo vício é um espírito, e todo espírito pode ser arrancado, por isso a cura é real”. “Temos a direção para você que sofre com o vício, seja direta ou indiretamente, sair dessa prisão infernal”, promete o anúncio.

Ações integradas entre a Record e a seita liderada por Macedo são comuns. Casos do The Love School, atração sobre relacionamentos que trouxe Cristiane e o marido Renato Cardoso como apresentadores. E das inserções de pastores, prometendo cura para a dependência de álcool e drogas – destacando cenas das sessões de “descarrego” ocorridas em templos –, nos jornalísticos como o Balanço Geral SP.

Cabe lembrar que Amor Sem Igual volta ao vídeo em setembro. As filmagens foram interrompidas no primeiro trimestre do ano por conta da pandemia de coronavírus. Em abril, o folhetim deu vez à reprise de Apocalipse (2017) – produção fortemente ligada à IURD, que ocasionou a saída da autora Vivian de Oliveira da casa em meio aos boatos de intervenção por parte de Cristiane Cardoso.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.