RedeTV! surpreende e homenageia mulheres perseguidas por Bolsonaro

RedeTV!
Marielle Franco, destaque na estreia de Hervolution; nova atração da RedeTV! reverencia desafetos de Jair Bolsonaro (Imagem: Reprodução / RedeTV!)

Progressista, o Hervolution é a grande surpresa na programação da RedeTV! nos últimos tempos. A estreia do programa, nesta semana, prestou uma homenagem às mulheres brasileiras que representam a luta feminista no Brasil, como Sonia Guimarães, cientista negra que recentemente virou alvo da Polícia Federal por críticas a Jair Bolsonaro, e Joenia Wapichana (Rede), líder indígena que apresentou um pedido de impeachment contra o Presidente da República.

Foram citadas também outras personalidades que foram atacadas direta ou indiretamente por Bolsonaro, como a jogadora Marta, que inspirou uma questão no Enem criticada pelo líder executivo sobre a desigualdade salarial das mulheres, e Fernanda Montenegro, atacada por Roberto Alvim, ex-Secretário Especial de Cultura do Governo. A ativista Marielle Franco, assassinada em março de 2018, e a atriz Ruth de Souza, que recentemente foi homenageada pelo seu centenário, também foram citadas na atração comandada pela cantora Mila.

Em contraste com as posições políticas defendidas pelos donos da RedeTV!, Marcelo de Carvalho e Amilcare Dallevo Jr, o Hervolution mostrou ainda a luta política da deputada Isa Penna pela aprovação de um projeto que busca indenizar vítimas da violência policial no Brasil. Até um vídeo em que ela defende Guilherme Boulos, um dos maiores líderes de esquerda do país, foi exibido no programa, assim como uma discussão ampla sobre o machismo no mercado de trabalho.

Como faz?

A péssima qualidade da internet do Brasil é uma realidade até das classes mais privilegiadas. Dia desses, no Twitter, Glória Perez fez um apelo ao receber menos de 1/3 da velocidade contratada pelo serviço NET Banda Larga. “Não estou conseguindo trabalhar“, desabafou a autora, que atualmente desenvolve uma das próximas novelas das 21h da Globo, Travessia (título provisório).

Têm novelas…

Amor de Mãe (2019) é o destaque principal no catálogo de produções que a Globo apresentará no World Content Market, em Moscou, um dos principais eventos do mercado televisivo do mundo. As tramas Bom Sucesso (2019) e A Dona do Pedaço (2019) também serão oferecidas a vários países da Europa.

… e séries

Transformada recentemente em série para o mercado internacional, a novela Verdades Secretas (2015) também será apresentada no evento russo, assim como Filhas de Eva e Desalma (2020). A novidade, porém, está na criação de um categoria chamada Factual e Estilo de Vida, com produções variadas dos Canais Globo, como Bugados (Gloob) e O Mundo Inexplorado (Canal Off).

Amor e música

O Canal Viva reapresenta, a partir deste domingo (16), 0h30, a minissérie Dalva e Herivelto – Uma Canção de Amor. A obra assinada por Maria Adelaide Amaral revive a parceria profissional e pessoal de Dalva de Oliveira (Adriana Esteves) e Herivelto Martins (Fábio Assunção), bem como a tumultuada separação do casal e os ataques, e consequentes pedidos de perdão, através de canções que fizeram história na música popular brasileira.

O substituto de Bonner?

As mudanças no Jornalismo da Globo e da GloboNews atestam o apreço dos canais por veteranos como José Roberto Burnier e Leilane Neubarth. E também o prestígio de César Tralli, oficialmente à frente do SP1 e do Edição das 18h. Prova de que Tralli, hoje relacionado à possível sucessão no Jornal Hoje, goza de confiança e prestígio para voo maior: o do Jornal Nacional. Não que o titular William Bonner esteja pretendendo se aposentar…

Duh Secco e Daniel RibeiroDuh Secco e Daniel Ribeiro
A coluna Curto-Circuito é assinada por Duh Secco e Daniel Ribeiro, editor-assistente e repórter especial do RD1, respectivamente, e reúne, de terça a sábado, logo cedinho, o que é e vai virar notícia nas próximas horas envolvendo os movimentados bastidores da TV.
Veja mais ›