Regina Duarte assumirá cargo que não existe na Cinemateca Brasileira

Regina Duarte
Regina Duarte está sendo preparada para assumir a Cinemateca Brasileira (Imagem: Reprodução / Instagram)

Jair Bolsonaro (sem partido) já anunciou que Regina Duarte deixou a Secretaria Especial de Cultura para assumir a Cinemateca Brasileira, responsável pela preservação e difusão do patrimônio audiovisual brasileiro.

No entanto, existe um imbróglio processual envolvendo o Ministério da Educação, a Secretaria Especial de Cultura e a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que coloca em dúvida o próprio funcionamento da Instituição que será liderada pela atriz.

Em março de 2018, foi assinada uma parceria entre o antigo Ministério da Cultura e o Ministério da Educação, em que a Cinemateca passava a ser administrada integralmente pela Acerp por um período de 3 anos, portanto, até 2021.

Segundo informações do Estadão, a suspensão do contrato original do Ministério da Educação com a Acerp, anunciada em dezembro de 2019 pelo ministro Abraham Weintraub, dá incertezas a situação da instituição de cinema, que não recebeu repasses do governo federal em 2020.

O jornal Folha de S. Paulo afirmou que, internamente, o principal cargo existente que poderia ser ocupado por Regina Duarte é o de superintendente da Cinemateca, hoje ocupado por Roberto Barbeiro, indicado pelo Republicanos e que conta com a bênção do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal.

Outra possibilidade seria a quebra do modelo de organizações sociais e o retorno da Cinemateca à administração federal, em que os funcionários são alocados diretamente pelo governo.

CONTINUE LENDO →

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.