Regina Duarte é obrigada a se desculpar com Marisa Letícia após fake news; Lula comemora

Regina Duarte

Regina Duarte pede desculpas à Marisa Letícia e à família de Lula (Imagem: Reprodução – Globo / Montagem – RD1)

A atriz Regina Duarte, que foi secretária da Cultura do governo Bolsonaro (sem partido), usou seu perfil no Instagram para se desculpar após ter compartilhado uma fake news envolvendo a esposa do ex-presidente Lula, Marisa Letícia, que faleceu em fevereiro de 2017.

Nunca foi minha intenção divulgar uma inverdade ou propagar fake news. Infelizmente, neste caso, fui induzida a erro e quero por isso estender, pelo sucedido, um sincero pedido de desculpas à memória de dona Marisa Letícia e a sua família“, escreveu a ex-global, que complementou:

Quero também esclarecer que se me mantive em silêncio sobre este assunto durante o último ano, foi porque um processo judicial sobre a publicação estava decorrendo. Tive então que aguardar pela sentença que agora foi publicada e que partilharei em sua integralidade na próxima postagem”.

Na ocasião, em 11 de abril de 2020, a artista publicou a informação de que foram encontrados R$ 256 milhões nas contas da ex-primeira-dama, sendo que o valor correto era de R$ 26.281,74.

O juiz Manuel Eduardo Pedroso Barros, da 12ª Vara Cível de Brasília, havia condenado parcialmente a atriz em processo ajuizado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus filhos. O magistrado entendeu que Regina foi conduzida ao erro pelo fato do valor errado ter sido divulgado pela Justiça, então não concedeu a indenização pedida por Lula e seus filhos, mas viu a necessidade de uma retratação.

Nos comentários da publicação, muitos internautas apoiaram a decisão da Justiça. “Nada como uma determinação judicial para acionar as faculdades mentais adormecidas hein, Rê?“, provocou uma seguidora. “Agora, vai pensar duas vezes antes de espalhar fake news!!“, alertou outra. “Precisou um processo pra você tomar vergonha na sua cara“, frisou uma terceira.

Após a publicação, o ex-presidente Lula celebrou a retratação pública de Regina em sua conta no Twitter. “Aos poucos, a mentira e o ódio serão reparados com justiça“, escreveu ele, em seus perfis no Twitter e no Instagram.

Cabe lembrar que a atriz encerrou sua relação contratual com a Globo e assumiu a Secretaria de Cultura do Governo Bolsonaro no dia 4 de março de 2019. Sua gestão durou apenas 77 dias, após diversas polêmicas. Ela foi afastada com a promessa de que ficaria responsável pela Cinemateca Brasileira, em São Paulo, o que não aconteceu até hoje.

Confira:

Da Redação
Escrito por

Da Redação

A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.