Renata Lo Prete surpreende Pedro Bial e dispara contra atitude polêmica do governo Bolsonaro

Renata Lo Prete
Renata Lo Prete falou sobre a situação política do país (Imagem: Reprodução / Globo)

Renata Lo Prete participou do Conversa com Bial, da Globo, e falou tudo o que pensa sobre as mudanças que a cobertura jornalística de política mudou ao longo dos últimos anos. Num determinado momento, ela criticou o governo Bolsonaro.

A apresentadora ressaltou que tudo começou a ser modificado em 2013. Desde então, quando houve as grandes manifestações no país, o jornalismo de política passou a ser mais observado pela população.

Renata, então, citou a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições deste ano, que, segundo ela, colocou em cheque os “pressupostos do jogo democrático”.

“A campanha de 2022 superou tudo o que a gente tinha vivido antes. Não só nas trepidações, mas no fato de que, pela primeira vez, desde a redemocratização, nós vimos os pressupostos do nosso jogo democrático, que nós conquistamos a duras penas, serem colocados em cheque pelo poder de tudo, pelo governo Bolsonaro”, disse.

A jornalista da Globo ainda opinou: “Isso deu para essa campanha um ineditismo e uma imprevisibilidade que até para os nossos padrões, que vem se agravando desde 2013, sim, foi inédito. Jamais houve uma [campanha] como essa”.

Em seguida, Renata Lo Prete falou sobre o que espera para o governo eleito do presidente Lula (PT), que assumirá em 1º de janeiro de 2023.

Para ela, haverá uma grande mistura dos problemas econômicos com “uma dívida social abraçada pelo governo eleito que terá que ser atendida” e uma oposição bem forte.

“O resultado é inequívoco, transparente e legítimo, o governo eleito obteve a maioria nas urnas para liderar o país, mas Bolsonaro teve um desempenho muito expressivo nas urnas. O número final do 2º turno é apenas um número mais visível de uma realidade clara que é a oposição sendo mais feroz do que foi em governos anteriores”, desabafou.

Renata Lo Prete fala sobre William Bonner

Na entrevista, a âncora do Jornal da Globo também falou sobre a parceria com William Bonner que começou nos tempos de USP, quando eles estudaram juntos.

A jornalista disse que os seus colegas decidiram produzir uma radionovela cujos protagonistas eram os dois âncoras da Globo. A equipe do Conversa com Bial conseguiu resgatar um registro em áudio dessa radionovela, mas só com as falas de Bonner.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]