Além do embate com William Bonner, o presidente Jair Bolsonaro (PL) confrontou Renata Vasconcellos no Jornal Nacional. O presidente negou qualquer imitação de pessoas com falta de ar no auge da pandemia do coronavírus e sugeriu que a âncora da Globo estava mentindo.
VEJA ESSA
Assim que a pergunta foi feita, Bolsonaro se esquivou da resposta, mas Renata voltou ao assunto. “O senhor não respondeu a minha pergunta”, avisou. “Em um dos momentos mais dramáticos, o senhor imitou pacientes de Covid com falta de ar e, sobre mortes, o senhor disse: ‘e daí, não sou coveiro'”, recordou.
Renata Vasconcellos lembrou que Bolsonaro “estimulou o uso e utilizou dinheiro público para comprar medicamento comprovadamente ineficaz contra Covid, além de desestimular a vacinação”.
A jornalista questionou: “O senhor não teme ser responsabilizado, se não pelos eleitores, pela História?”. Bolsonaro respondeu: “Olha, nós compramos mais de 500 milhões de doses de vacina. Só não se vacinou quem não quis. Foram compradas por mim em um tempo bem mais rápido que em outros países”.
Renata relembrou que Bolsonaro disse que quem tomasse a vacina contra a Covid-19, especialmente da Pfizer, poderia virar jacaré.
“A Pfizer, no contrato, estava escrito: ‘Não nos responsabilizamos por qualquer efeito colateral’. A Pfizer não especificou quais seriam os possíveis efeitos colaterais. Eu usei a figura de linguagem ao falar do jacaré”, explicou.
“Figura de linguagem? O senhor acha que é o caso de brincadeira?”, perguntou Renata, que foi alvo do momento de maior irritação de Bolsonaro na entrevista, com dedo levantado e voz em tom autoritário.
“Não é brincadeira, isso faz parte da literatura portuguesa. Brincadeira é, em um momento para o Brasil, a imprensa desautorizar os médicos pela sua liberdade de clinicar. E eu não errei nada no que eu falei”, argumentou.
Vídeos apontam que Renata Vasconcellos diz a verdade, enquanto Bolsonaro mente
Após a entrevista, a web partiu para pesquisas. Os termos “Bolsonaro” e “falta de ar” foram os mais pesquisados nas últimas horas.
Muita gente que via o assunto como uma mentira propagada pela mídia descobriu depois de meses que se tratava de uma verdade.
Confira a repercussão na web:
Pós-JN: o bolsonarismo (?) segue restrito a 23% dos atores e com dificuldade em dialogar com outros campos. Já o antibolsonarismo (?26%) vê novos usuários (?37%) engajados com o cluster. PS: “bolsonaro imita falta de ar” é uma das buscas em destaque pós entrevista no Google. pic.twitter.com/4vwrd4Rx8c
— Pedro Barciela (@Pedro_Barciela) August 23, 2022
O MENTIROSO NO JN quis induzir a Renata Vasconcellos de que ele não teria imitado pessoas com falta de ar.
Olha ele aqui fazendo isso em DUAS oportunidades.
DESMENTINDO BOLSONARO 3/n pic.twitter.com/3BnanZVJZl
— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) August 23, 2022
Bolsonaro: fizemos a nossa parte de Manaus. Renata: “Manaus ficou mais de uma semana, nove dias, com as pessoas sem ar nos hospitais”. Depois, bolsonaro nega ter imitado gente com falta de ar. Diz q não fez. Fartamente documentado. Inclusive pelos apoiadores dele
— Daniela Lima (@DanielaLima_) August 22, 2022
O Bolsonaro não imitou falta de ar. É mentira. Passe pra um amigo bolsonarista e peça pra ele espalhar nos grupos dele. pic.twitter.com/ULTjW06tyU
— Renato Rovai (@renato_rovai) August 23, 2022
o bolsonaro imitando pessoas com falta de ar… Renata Vasconcelos, obrigado por lembrar esse episódio
pic.twitter.com/x48QKClQ9x— dudey (@dudufariias) August 22, 2022
Aqui vemos Bolsonaro imitando pessoas com covid com falta de ar depois de dizer que nunca imitou pessoas com covid com falta de ar. pic.twitter.com/6j02O9A30Y
— Thiago Amparo (@thiamparo) August 23, 2022
Bolsonaro imitando pacientes com falta de ar. Obrigado Renata por lembrar disso. Canalha, nojento.#BolsonaroMentiroso pic.twitter.com/noEdXibGzD
— Horan #HOLYFVCK ⛓️?? (@ddhorales) August 22, 2022
CORTE 3: Na sequência da fala anterior, a Renata volta a cita a imitação de pessoas com falta de ar e Bolsonaro pede pra que “colocasse no ar” isso
–
Receba esse vídeo no Telegram:https://t.co/wb5AR9kjqh pic.twitter.com/n6VZyIo2VV— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) August 23, 2022
Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e é especialista em Audiências da TV e TV aberta. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].