Reportagem do Fantástico sobre PL do Aborto irrita opositores e polemiza: “Globo machista”

Luiz Fábio Almeida

Revisado por: Luiz Fábio Almeida

17/06/2024

Fantástico
Fantástico entrevistou Sóstenes Cavalcante, autor do PL do Aborto (Imagem: Reprodução / Globo)

O Fantástico destinou quase 14 minutos para abordar o assunto do momento: o PL do Aborto, que tem sido discutido na Câmara dos Deputados. A reportagem, porém, tem sido alvo de duras críticas e feito a Globo ser chamada de “machista” nas redes sociais.

Na rede social X (antigo Twitter), internautas estão criticando o canal por ter colocado os políticos Arthur Lira, Rodrigo Pacheco e Sóstenes Cavalcante para falar sobre o Projeto de Lei, deixando de lado vozes femininas para ampliar a discussão.

“Que nojeira é essa? Não dá pra acreditar. A Globo deu voz para homens falarem sobre os corpos de mulheres. Cadê as mulheres? Globo machista”, questionou um perfil conhecido por abordar a política brasileira.

Outro usuário comentou: “O Fantástico só ouviu os machistas e evangélicos! Mostre o sofrimento das mulheres estupradas que são obrigadas a abortar e passam por inúmeros obstáculos. Mostrem os dramas das meninas pobres abusadas!”.

O Fantástico abriu a reportagem relembrando o drama vivido pela família de uma criança que, em 2020, aos 10 anos, decidiu pelo aborto após ser violentada pelo próprio tio.

A matéria da Globo destacou que, na época, religiosos tentaram impedir que essa criança fizesse o aborto a que tinha direito por lei.

Fantástico ouve responsável pelo PL do Aborto

O jornalístico da emissora carioca destacou que, na última quarta-feira (12), os deputados decidiram, em 23 segundos, que o PL 1904/24 vai tramitar em regime de urgência. A proposta atribui uma pena quando o aborto ocorrer depois da vigésima segunda semana de gestação.

Isso faria com que o procedimento fosse considerado um homicídio — com pena de seis a vinte anos de prisão.

Em entrevista ao dominical, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), autor do projeto de lei, declarou que a PL é uma reação a um pedido do PSOL ao STF.

Além dos políticos, o Fantástico também colocou no ar opiniões de médicos, da presidente da ONG Liberta, Luciana Temer, Daniela Mercury, Janja da Silva, Juliano Cazarré e Lázaro Ramos.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Luiz Fábio Almeida
Escrito por

Luiz Fábio Almeida

Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É editor-chefe e colunista do RD1, onde escreve sobre TV, Audiências da TV e Streaming. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser encontrado através do email [email protected]