Repórter da Globo é algemado em abordagem da polícia

Manoel Soares
Manoel Soares faz desabafo ao vivo no Encontro, na Globo (Imagem: Reprodução / Globo)

Repórter da Globo, Manoel Soares deu detalhes de um episódio envolvendo ele e uma abordagem policial nesta semana. Em entrevista por videochamada no Encontro desta quinta-feira (4), o jornalista contou que foi algemado por ser “muito grande” e confessou que ficou “com muito medo” quando foi parado.

No programa, em sintonia com os protestos antirracistas nos EUA, no Brasil e na Europa, a produção do programa de Fátima Bernardes convidou Manoel, Rafael Zulu, Tia Má e Valéria Almeida. Todos contaram experiências próprias de quando foram vítimas de racistas.

“Eu, por exemplo, essa semana fui parado pela polícia”, relatou o famoso. “Quando eu sai do carro, o policial viu que eu era grande, ele teve uma postura um pouco mais agressiva. Inclusive, foi incentivado pelos seus colegas de trabalho a me algemar porque eu era muito grande”, disse.

Ele imaginou o filho de 18 anos em seu lugar. “E o meu filho de 18 anos dirige o meu carro, e se fosse meu filho naquele momento? E se não tivesse essa sagacidade? Entende?”, indagou. Impactada com a história, Fátima perguntou: “O que dizer para uma criança diante de um noticiário como esse?”.

“Primeira coisa que eu tive que fazer… A gente faz isso há um bom tempo, mas ensinar meu filho a tomar uma geral da polícia. É horrível fazer isso. Você tem um filho lindo, Fátima, não sei se em algum momento da sua vida, você teve que chegar no seu filho quando ele tinha nove anos de idade, encostá-lo na parede como se você fosse um policial e simular uma abordagem”, respondeu o repórter.

“Eu tive que fazer isso com os meus filhos e faço até hoje com meus sobrinhos. Eu sei o que isso representa. E quanto mais escura é essa pele, mais você precisa ensinar o seu filho a, na hora que tiver recebendo a abordagem policial, manter as mãos em local visível, falar sempre ‘sim, senhor’, evitar poses que transmitam arrogância”, completou Manoel Soares.

CONTINUE LENDO →

Paulo Carvalho acompanha o mundo da TV desde 2009. Radialista formado e jornalista por profissão, há cinco anos escreve para sites. Está no RD1 como repórter e escreve semanalmente para a coluna Você Sabia?. Pode ser encontrado nas redes sociais no @pcsilvaTV ou pelo email [email protected].

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com