Repórter da Globo reage contra fake news após ser atacada por Bolsonaro

Globo
Repórter da Globo foi vítima de fake news e desmentiu em rede social (Imagem: Reprodução/ Instagram)

Repórter da TV Vanguarda, afiliada da Globo, Laurene Santos deu o que falar nesta segunda-feira (21) após ser atacada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A jornalista recebeu muitas mensagens de apoio nas redes sociais, mas também precisou lidar com fake news.

Nesta terça-feira (22), ela precisou usar o seu perfil do Instagram para desmentir algumas informações que recebeu. Em uma foto que circula no WhatsApp, Laurene e outros dois colegas de profissão aparecem sorrindo, sem máscara, em um registro.

Um seguidor do presidente, então, aparece na troca de mensagens afirmando que a jornalista xingada por Bolsonaro é hipócrita. Ao compartilhar o registro, Laurene Santos garantiu que a foto em questão, usada para manchar sua imagem com informações falsas, é antiga.

“O registro foi feito antes da pandemia, na cidade de Aparecida [do Norte]”, escreveu a jornalista da afiliada da Globo do interior de São Paulo.

Em coletiva de imprensa em Guaratinguetá, Bolsonaro se irritou com questão sobre o não uso de máscara. “Para de tocar no assunto. Você quer botar… Me botem. Vai botar agora? Estou sem máscara em Guaratinguetá. Está feliz agora? Você está feliz agora? Essa Globo é uma m… de imprensa! Vocês são uma porcaria de imprensa! Cala a boca!”, reagiu ele.

O presidente estava de máscara no início da entrevista, mas retirou a proteção após a pergunta, ignorando um decreto do governo de São Paulo.

Em nota, a Globo repudiou o ataque do político à jornalista. “A Globo e a TV Vanguarda repudiam o tratamento dado pelo presidente à repórter Laurene Santos, que cumpria apenas o seu dever profissional. Não será com gritos nem intolerância que o presidente impedirá ou inibirá o trabalho da imprensa no Brasil. Esta, ao contrário dele, seguirá cumprindo o seu papel com serenidade. À Laurene Santos, a irrestrita solidariedade da Globo e da TV Vanguarda”, declarou o comunicado.

Luiz Fábio AlmeidaLuiz Fábio Almeida
Luiz Fábio Almeida é jornalista, produtor multimídia e um apaixonado pelo que acontece na televisão. É redator e responsável pela coluna "Do Fundo do Baú", publicada às quintas-feiras no RD1, com conteúdos marcantes da história da TV brasileira. Está nas redes sociais no @luizfabio_ca e também pode ser através do email [email protected]
Veja mais ›