Repórter veterano da Globo revela como dislexia afeta seu trabalho

Globo
Edney Silvestre falou sobre a dislexia (Imagem: Reprodução / Globo)

Veterano da Globo, Edney Silvestre falou, recentemente, em suas redes sociais, que é disléxico. Em postagem, o jornalista compartilhou uma matéria sobre um estudo da universidade de Cambridge, na Inglaterra, que declarou que ela não é um distúrbio, mas uma adaptação essencial para a sobrevivência.

publicidade

“Só quem tem dislexia – e, por vezes, seus pais ou apoiadores – sabe como é dolorosa a travessia da infância, num mundo de pessoas ‘normais'”, declarou Silvestre, na ocasião.

Em entrevista à revista Veja, o famoso explicou como desconfiou do diagnóstico ainda criança e o que faz no seu dia a dia para não cometer deslizes. “Eu não sabia que era isso. Mas percebia que numa família, em que meus pais e irmãos eram todos craques em fazer contas de matemática, eu não sabia nada, confundia números”, lembrou.

publicidade

Veja Também

“Em ciências, português e geografia, funcionava muito bem. Mas em matemática a coisa era terrível! No primeiro ano ginasial fiquei reprovado, mas com notas excelentes em outras matérias. Hoje em dia, tenho que ser especialmente atento quando faço pagamentos, quando tenho que lidar com números longos de boletos. Eu imprimo e, conforme for digitando, rabisco número a número. E ainda assim cometo equívocos”, comentou.

Ele contou também que a dislexia já afetou até o seu trabalho na Globo. “Uma vez, fazendo um ao vivo para o Jornal Nacional, eu consegui errar a data. Estava falando de 28 de dezembro, e falei 28 de setembro!”, ressaltou.

Repórter da Globo comemora estudo sobre dislexia

Ao jornal O Globo, na semana passado, ele ressaltou que o estudo sobre o caso “traz grande esperança” e que, por outro lado, a dislexia sempre lhe deu uma perspectiva diferenciada dos acontecimentos da vida.

“Eu descobri, já adulto, que eu sempre tive uma percepção de situações que escapava das pessoas ditas ‘normais’. Um detalhe de uma frase, um comportamento, uma atitude. No post que eu fiz, várias pessoas se identificaram. O diagnóstico é um grande sofrimento até que você entende, na verdade, é o mundo que não está preparado pra você”, afirmou.

publicidade

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Da RedaçãoDa Redação
A Redação do RD1 é composta por especialistas quando o assunto é audiência da TV, novelas, famosos e notícias da TV.  Conta com jornalistas que são referência há mais de 10 anos na repercussão de assuntos televisivos, referenciados e reconhecidos por famosos, profissionais da área e pelo público. Apura e publica diariamente dezenas de notícias consumidas por milhões de pessoas semanalmente. Conheça a equipe.