Reprise de Escrava Mãe substitui Isaura na Record

Escrava Mãe
Pedro Carvalho (Miguel) e Gabriela Moreyra (Juliana) em Escrava Mãe; novela deve substituir reprise de A Escrava Isaura (Imagem: Divulgação / Record)

A Record estuda exibir Escrava Mãe (2016), de Gustavo Reiz, às 15h15. A Comunicação da emissora respondeu à consulta desta coluna do RD1, de dias atrás, sobre o título que substitui A Escrava Isaura (2004) em agosto; ‘Isaura’, cabe lembrar, é hoje a maior audiência da emissora no que tange à dramaturgia.

Escrava Mãe acompanha a trajetória de Juliana (Gabriela Moreyra), mãe de Isaura no romance de Bernardo Guimarães. O autor Gustavo Reiz desenvolveu a biografia da personagem, brevemente citada no livro e na trama em reprise nas tardes da Record – quando interpretada por Valquíria Ribeiro.

Juliana cresce junto das filhas de seu senhor, Custódio (Antônio Petrin). A moça conquista a afeição de Teresa (Roberto Gualda), mas não consegue aproximar-se de Maria Isabel (Thais Fersoza). Os conflitos se acentuam quando a cativa inicia relacionamento com Miguel (Pedro Carvalho), alvo do interesse da sinhazinha.

A situação de Juliana fica ainda mais difícil quando Teresa é obrigada pelo pai a casar-se com Almeida (Fernando Pavão). O novo senhor passa a cortejar a escrava – enquanto dorme com a cunhada Maria Isabel.

No elenco, Bete Coelho, Jayme Periard, Jussara Freire, Luiz Guilherme, Luiza Tomé, Roger Gobeth, Zezé Motta, Adriana Lessa, Junno Andrade, Karen Marinho, Léo Rosa, Lidi Lisboa, Milena Toscano e Nill Marcondes, dentre outros.

Escrava Mãe marcou o início da parceria Record – Casablanca. Prevista para estrear em outubro de 2015, a novela foi adiada por conta da aposta da emissora em folhetins bíblicos – decorrente do êxito de Os Dez Mandamentos. ‘Escrava’ foi lançada em maio de 2016, já toda gravada, abrindo o horário das 19h30. Mesmo concorrendo com a bem-sucedida Haja Coração, a produção emplacou 10,8 pontos de média geral.

A trama, que arrebatou o Seoul International Drama Awards, terá a missão de manter os excelentes números de A Escrava Isaura. A reprise acumula, até o capítulo 191, 6,9 pontos; trata-se do segundo melhor desempenho da faixa, atrás apenas dos 7,2 de média anotados por Bela, a Feia (2009).

CONTINUE LENDO →

Duh Secco é “telemaníaco” desde criancinha. Em 2014, criou o blog “Vivo no Viva”, repercutindo novelas e demais atrações do Canal Viva. Foi contratado pela Globosat no ano seguinte. Integra o time do RD1 desde 2016, nas funções de repórter e colunista. Também está nas redes sociais e no YouTube (@DuhSecco), sempre reverenciando a história da TV e comentando as produções atuais.