Conheça as 10 novelas brasileiras mais vendidas no mundo

Juliana Paes, protagonista de "Caminho das Índias"
Juliana Paes, protagonista de “Caminho das Índias”

As novelas produzidas no Brasil não encantam apenas os brasileiros. Nossas produções ganham vários lugares no mundo, chegando a ser vendidas para quase a metade do planeta, como “Da Cor do Pecado” e “Terra Nostra”. Confira abaixo o ranking das 10 novelas brasileiras mais vendidas no mundo.

"Por Amor" foi exibida em 67 países
“Por Amor” foi exibida em 56 países

10 – Por Amor

A trama de Manoel Carlos, exibida pela Globo em 1997, foi vendida para 56 países. Apesar de ter tido uma audiência razoável na época (48 pontos), a trama é considerada um fenômeno no mercado. O folhetim trouxe Regina Duarte, Gabriela Duarte, Antônio Fagundes e Fábio Assunção nos papéis principais, e também premiou Maneco como o melhor dramaturgo de 97.

Lucélia Santos viveu a primeira protagonista de "Sinhá Moça"
Lucélia Santos viveu a primeira protagonista de “Sinhá Moça”

9 – Sinhá Moça (1ª versão)

A primeira versão da novela “Sinhá Moça” (Globo, 1986) foi apresentada em 60 países. A produção de Benedito Ruy Barbosa trouxe Lucélia Santos, Marcos Paulo, Mauro Mendonça, Elaine Cristina, entre outros, como protagonistas. O folhetim ganhou um remake em 2006, com Débora Falabella no papel principal.

"Mulheres de Areia" parou a Rússia em seu último capítulo
“Mulheres de Areia” parou a Rússia em seu último capítulo

8 – Mulheres de Areia

Exibida pela Globo em 1993, “Mulheres de Areia” já foi apresentada em 67 países, entre eles, a Rússia, que exibiu o último capítulo no dia em que haveria eleições, com a intenção de segurar a população em casa. O folhetim de Ivani Ribeiro trouxe Glória Pires no papel das gêmeas Ruth e Raquel, e também destacou a interpretação de Marcos Frota, no papel do Tonho da Lua.

Remake de "Anjo Mau" também foi um grande sucesso de venda
Remake de “Anjo Mau” também foi um grande sucesso de venda

7 – Anjo Mau

O remake de “Anjo Mau” (Globo, 1997), de Maria Adelaide Amaral, foi vendido para 67 países. A trama trouxe como protagonista Glória Pires na pele da oportunista Nice, e também contou com Kadu Moliterno, Maria Padilha, Daniel Dantas, Leonardo Brício, Alessandra Negrini, Mauro Mendonça, entre outros, no elenco. O folhetim teve uma média de 33 pontos no horário das 18h, acima de meta estipulada pela Globo na época (30 pontos).

Cena antológica da novela "Laços de Família"
Cena antológica da novela “Laços de Família”

6 – Laços de Família

Escrita por Manoel Carlos, “Laços de Família” (Globo, 2000) foi vendida para 77 países. A novela emocionou o Brasil com a luta de Camila (Carolina Dieckmann) contra a leucemia. Vera Fischer viveu a Helena da vez, e a novela contou ainda como Marieta Severo, Regiane Alves, Deborah Secco, Tony Ramos, José Mayer, Helena Ranaldi e Reynaldo Gianecchini nos papéis centrais. A história também gerou uma campanha pela doação de órgãos em toda a América Latina e nos Estados Unidos.

Primeira versão de "Escrava Isaura" foi vista em 79 países
Primeira versão de “Escrava Isaura” foi vista em 79 países

5- Escrava Isaura (1ª versão)

Exibida pela Globo em 1976, “Escrava Isaura” é considerada uma das principais obras da dramaturgia brasileira. A trama de Benedito Ruy Barbosa trouxe Lucélia Santos no papel principal, e foi vendida para 79 países. Aqui no Brasil, a novela foi reprisada quatro vezes (1977 – 1979 – 1980 – 1982). Em algumas ocasiões, o folhetim foi exibido em forma de compacto. A Record produziu um remake em 2004, com Bianca Rinaldi no papel da protagonista.

Vencedora do Emmy, "Caminho das Índias" é uma das queridinhas do mercado internacional
Vencedora do Emmy, “Caminho das Índias” é uma das queridinhas do mercado internacional

4- Caminho das Índias

A história de amor de Maya (Juliana Paes) e Raj (Rodrigo Lombardi) em “Caminho das Índias” (2009) foi vista por 90 países, considerada um verdadeiro fenômeno comercial. A trama de Glória Perez foi a primeira novela da Globo a conquistar o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela do mundo, e contou com grandes estrelas, como Tony Ramos e Lima Duarte.

"O Clone" ganhou exibição em mais de 90 países, além de remake
“O Clone” ganhou exibição em mais de 90 países, além de remake

3- O Clone

Também de Glória Perez, “O Clone” (2001) foi comercializada para 91 países. O folhetim retratou a clonagem humana e cultura árabe. Além de tanta exibição pelo mundo, a história também ganhou uma adaptação na Colômbia. A produção brasileira contou com Giovanna Antonelli, Murilo Benício, Juca de Oliveira, Adriana Lessa e Vera Fischer nos papéis principais.

"Terra Nostra" ganhou investimentos milionários e exibição em 95 países
“Terra Nostra” ganhou investimentos milionários e exibição em 95 países

2- Terra Nostra

Uma das campeões de vendas da Globo, “Terra Nostra” (1999) retrata o Brasil no final do século XIX, mostrando a imigração italiana. A obra de Benedito Ruy Barbosa trouxe nos principais papéis Ana Paula Arósio, Thiago Lacerda, Antônio Fagundes, Maria Fernanda Cândido, Raul Cortez e Carolina Kasting. O folhetim ganhou uma superprodução na Globo. O primeiro mês de gravações consumiu 4 milhões de reais, 40% a mais do que a novela antecessora, “Suave Veneno”, e foi vendida para 95 países.

"Da Cor do Pecado" é a novela brasileira mais vendida do mundo
“Da Cor do Pecado” é a novela brasileira mais vendida do mundo

1- Da Cor do Pecado

Atualmente no ar em “Vale a Pena Ver De Novo”, “Da Cor do Pecado” (2004) lidera a lista das novelas brasileiras mais vendidas no mundo. O folhetim de João Emanuel Carneiro ganhou exibições em 100 países, praticamente a metade do mundo. A trama foi protagonizada por Taís Araújo e Reynaldo Gianecchini  e teve a maior audiência da faixa das 19h desde 2000, com 43 pontos de média.

O que você achou? Siga @rd1oficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Daniel RibeiroDaniel Ribeiro
Daniel Ribeiro cobre televisão desde 2010. No RD1, ao longo de três passagens, já foi repórter e colunista. Especializado em fotografia, retorna ao site para assinar uma coluna que virou referência enquanto esteve à frente, a Curto-Circuito. Pode ser encontrado no Twitter através do @danielmiede ou no [email protected].