Sandy e Junior reclamam de música registrada sem suas autorizações

Sandy e Junior

Sandy e Junior reclamam de música registrada sem suas autorizações (Imagem: Webert Belício / AgNews)

Muita gente, mesmo depois do fim da dupla em 2007 e uma turnê especial em 2019, ainda esperam por parcerias de Sandy e Junior. Uma irregularidade deu a  entender que os dois estariam planejando uma nov parceria, mas não é bem assim.

Na última quinta-feira (11), os filhos de Xororó entraram com uma solicitação contra a Associação Brasileira de Música e Artes (Abramus) e o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad).

Nessa notificação, Sandy e Junior negaram o registro de uma suposta música, de nome Pra Ter o Seu Amor, em 6 de agosto de 2022. A assessoria da cantora emitiu uma nota desmentindo tudo, inclusive uma parceria com o irmão:

O gestor responsável por todos os registros de obras fonográficas tanto de Sandy quanto de Junior Lima já notificou a Abramus (órgão responsável pelos registros de ambos os artistas ao Ecad), bem como o próprio Ecad, pedindo a imediata retirada de tal registro, bem como apuração sobre o ocorrido”.

Órgão musical emite comunicado após problema com Sandy e Junior

De acordo com a revista Quem, o Ecad prometeu que irá seguir orientações da Abramus para resolver o problema e explicou sua parcela de participação nesse conflito:

O Ecad não realiza qualquer tipo de cadastro ou alteração cadastral na base de dados da gestão coletiva, mas administra o site e concluirá o pedido no fim de semana. Em relação à exibição da data de publicação e lançamento no site Ecadnet, o Ecad constatou que houve um erro na atualização do site. A data de registro deste fonograma, que estava em branco, foi preenchida com a data da atualização de carregamento do site (06/08/2022)”.

Por fim, o órgão declarou como são dispostas e administradas as informações registradas no portal:

O site Ecadnet é utilizado pelo Ecad para disponibilizar informações do seu banco de dados ao público, reunindo os cadastros feitos nas associações de música por compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, que são os titulares de obras musicais e fonogramas”.

Matheus Henrique Menezes
Escrito por

Matheus Henrique Menezes

Oficialmente redator desde 2017. Experiências como editor e social media. Já escrevi sobre famosos, TV, novelas, música, reality show, política e pauta LGBTQIA+. Vídeos complementares no YouTube, no canal Benzatheus.